Artigo
Consulta fonoaudiol?gica

:::16/03/2007

Inclua uma consulta fonoaudiol?gica na sua rotina

Somos profissionais da ?rea da sa?de. Podemos atuar na promo??o, diagn?stico, orienta??o e tratamento da comunica??o oral e escrita, voz, audi??o e fun?es de mastiga??o, degluti??o e respira??o.

Atendemos desde rec?m-nascido at? a terceira idade. A fonoaudiologia s? pode ser exercida por profissional devidamente habilitado em Curso Superior e com inscri??o no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Como a fonoaudiologia pode ajudar voc? a se comunicar melhor?

Com empenho, estudo, pesquisa, respeitando os preceitos ?ticos, e com profissionalismo, chegamos a uma condi??o privilegiada de podermos atender nas diversas especialidades, pessoas e ambientes que trabalham com a comunica??o:

A Linguagem ? o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo, pesquisa, promo??o, preven??o, avalia??o, diagn?stico e tratamento de transtornos a ela relacionados, a fim de garantir e otimizar o uso das habilidades de linguagem do indiv?duo, objetivando a comunica??o e garantindo bem estar e inclus?o social.

Na especialidade de Audiologia, podemos informar que ? por meio da audi??o que adquirimos, normalmente, a comunica??o oral. Doen?as na gesta??o, infec?es de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposi??o a ru?dos intensos e outros podem causar altera?es auditivas, comprometendo a comunica??o e a qualidade de vida do indiv?duo.

A VOZ representa a identidade da pessoa, pois expressa seus sentimentos. ? o campo da Fonoaudiologia voltado para o estudo e a pesquisa da voz, a promo??o da sa?de vocal, a avalia??o e o aperfei?oamento da voz; assim como a preven??o, o diagn?stico e o tratamento das altera?es vocais, quer sejam na modalidade de voz falada como voz cantada.

Motricidade orofacial ? tamb?m uma especialidade voltada para o estudo, pesquisa, preven??o, avalia??o, diagn?stico, desenvolvimento, habilita??o, aperfei?oamento e reabilita??o dos aspectos estruturais e funcionais das regi?es orofacial e cervical.

A mais recente das especialidades, a Sa?de Coletiva, criada pela Resolu??o CFFa 320 em 17 de fevereiro de 2006. ? um campo voltado a construir estrat?gias de planejamento e gest?o em sa?de, no campo fonoaudiol?gico, com vistas a intervir nas pol?ticas p?blicas, bem como atuar na aten??o ? sa?de, nas esferas de promo??o, preven??o, educa??o e interven??o, a partir do diagn?stico de grupos populacionais.

Quanto ao ambiente de trabalho, estamos expandindo cada vez mais, pela credibilidade que a fonoaudiologia tem recebido no mercado de trabalho. Ent?o, ampliamos nossos servi?os profissionais nos seguintes ambientes:

Na sa?de
Atua em consult?rios, cl?nicas, ambulat?rios p?blicos, privados e filantr?picos, hospitais, maternidades, home care, asilos, creches.

Na Educa??o
Orienta pais e professores, triando o aluno e prestando consultoria e assessoria ? equipe pedag?gica.

No setor Ocupacional
Previne, examina e desenvolve os padr?es da voz e audi??o nas f?bricas, ind?strias e escolas, minimizando os riscos ambientais ? sa?de.

Nos meios de Comunica??o e Arte
Aperfei?oa os padr?es da fala, da voz e da express?o nas diferentes modalidades de comunica??o.

Na Justi?a
Realiza per?cias t?cnicas e assessorias em casos de a?es c?veis e criminais relacionadas ? Fonoaudiologia.

Na Comunica??o Empresarial
Elabora e desenvolve projetos de comunica??o oral (voz, fala e audi??o).

Na Est?tica
Desenvolve e aperfei?oa os padr?es da voz, da fala e da face.

Fonte: Conselhos Regionais e Federal de Fonoaudiologia


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com