Artigo
Leitura: construindo o saber e o prazer

:::17/08/2007

foto de uma pessoa lendo Em primeiro lugar, sugiro a reflex?o: para qu? aprendemos a ler? Muitas crian?as e leitores mais experientes demonstram em suas respostas o v?nculo da leitura literalmente pertinente a tarefas escolares. Entendo que cabe a educadores e aos pais, desde a mais tenra idade, demonstrar que a leitura acima de tudo ? uma forma de comunica??o.

Ler n?o ? s? reconhecer palavras e escrever n?o ? apenas um ato motor. Tais tarefas exigem da crian?a processos mais complexos que envolvem s?mbolos, que s?o as letras, e conceitos, palavras, vocabul?rio, que variam de indiv?duo para indiv?duo. A leitura apresenta fun?es essenciais que se baseiam em transforma??o, compreens?o e interpreta??o. Inicialmente, ocorre a transforma??o de letras em som, isto ?, o leitor ir? converter a linguagem escrita em linguagem falada, oral.

Tal fato deve vir seguido do real significado e sentido do que leu, apropriando-se assim da mensagem proposta e finalmente poder exercer sua opini?o, sua an?lise e seu julgamento sobre o mesmo, que ? a proposta final do processo. Portanto, alfabetizar ? permitir ao indiv?duo uma nova forma, um novo meio de comunicar-se.

In?meros processos e m?todos foram desenvolvidos para aprendizagem da leitura/escrita. Os m?todos e processos de alfabetiza??o podem ser: sint?tico e anal?tico. S?o "caminhos" que o alfabetizador elege para oferecer a leitura ao seu aluno.

O m?todo sint?tico parte do elemento para o todo, isto ?, da letra para a s?laba e da s?laba para a palavra. Prioriza a rela??o da letra e o som e assim v?o se formando combina?es diferentes de sons, formando novas palavras. Quanto maior o n?mero de sons que passam a ser conhecidos, maior o n?mero de palavras reconhecidas.

No m?todo anal?tico o educador apresenta uma s?rie de palavras do vocabul?rio da crian?a, sendo inicialmente visualizadas e a seguir as coloca em um contexto. Ocorre tamb?m um reconhecimento de elementos (s?labas e letras) comuns nas palavras conhecidas atrav?s da discrimina??o visual e auditiva. A seguir, o leitor passa a isolar s?labas e depois letras para forma??o de outras palavras.

Concluindo, ler ? reagir e interpretar um pensamento. O indiv?duo que s? junta as letras n?o sabe ler. ? importante ressaltar, que tarefas repetitivas e treinamentos como c?pias, cartilhas, cobrir palavras, n?o determinam constru?es. O indiv?duo tamb?m pode ser um excelente "copiador" e sequer saber o que escreveu.

A leitura deve ter compreens?o e significado. O m?todo, que busca um caminho, uma rota que se preocupa mais com o reconhecimento dos s?mbolos em palavra ? o sint?tico. O m?todo que se preocupa mais com a compreens?o ? o anal?tico. Diferentes m?todos promovem a aprendizagem da leitura por caminhos diferentes; enquanto os sint?ticos valorizam essencialmente o reconhecimento das palavras, os anal?ticos d?o mais ?nfase ? compreens?o do conte?do. Cada qual pode ter suas vantagens e desvantagens e dependendo da individualidade de cada sujeito, um pode ser mais adequado que o outro, variando de caso para caso.

Ressalto que a escolha do material, assunto e apresenta??o ? essencial fator motivador para iniciar um bom relacionamento com a aprendizagem da leitura/ escrita bem como o modelo de fam?lia de bons leitores oferece melhor contexto geral. Livros e assuntos de interesse para a faixa et?ria s?o fundamentais fatores, que aproximam e despertam interesse para que possamos ajudar a construir uma gera??o de indiv?duos "pensantes" .

Colabora??o da fonoaudi?loga Mari?ngela Stampa, doutoranda em Fonoaudiologia


Cal Coimbra
? psic?loga e doutora em Fonoaudiologia
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail viver_fonoaudiologia@acessa.com