Segunda-feira, 30 de setembro de 2013, atualizada às 16h30

Debate marca a programação da Semana do Idoso em Juiz de Fora

Laura Lewer
*Colaboração
debate

Foi realizado nesta segunda-feira, 30 de setembro, um debate sobre o tema O Estatuto do Idoso; avanços e desafios para o envelhecimento digno, na Sede do Centro de Convivência dos Idosos D. Itália Franco. O evento faz parte da semana de comemoração dos dez anos do Estatuto do Idoso no Brasil e o Dia Mundial do Idoso, ambos celebrados nesta terça-feira, 1º de outubro. As ações culturais e debates irão até o sábado, dia 5.

O debate, que reuniu cerca de 70 pessoas, teve sua mesa composta de representantes de diversos setores de interesse dos Idosos, como saúde, esporte e lazer, transporte e justiça. O presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos dos Idosos da Câmara Municipal, Isauro Calais (PMN) também esteve presente e destacou a importância da discussão constante sobre a situação dos idosos. "Não dá pra fingir que tudo está tranquilo. A cidade, o estado e o país têm que se preparar de uma maneira diferente. Em Juiz de Fora, demos um passo importante, mas podemos fazer muito mais." Ainda segundo o presidente da comissão, o desejo de mudança e busca de melhorias que tem se despertado nos idosos faz com que a realidade seja mais levada em conta pelo poder público. 

No evento, idosos convidados subiram ao palco e contaram pequenas histórias fictícias de problemas que a terceira idade passa em Juiz de Fora. Em seguida, os representantes das entidades das quais as histórias faziam referência responderam o que poderia ser feito para solucionar o problema citado.

A aposentada Maria da Glória da Silva, de 74 anos, mostrou-se esperançosa com o debate. "Queremos respeito, saúde e educação, principalmente dentro dos ônibus, onde somos muito desrespeitados."

*Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.