Começam os preparativos para o Miss Brasil Gay 2011Com o tema Aids e Inclusão Social o evento visa aumentar o número de participantes na luta contra a homofobia, além de movimentar a economia de Juiz de Fora

Jorge Júnior
Repórter
17/5/2011
miis_brasil

Foi dada a largada para os preparativos da 35ª edição do Miss Brasil Gay, que este ano ocorrerá no dia 20 de agosto, no Sport Club de Juiz de Fora. Desta vez o evento traz como tema Aids e Inclusão Social, visando conscientizar a população sobre a doença e aumentar o número de participantes na luta contra a homofobia.

Em entrevista coletiva, o consultor administrativo do evento, Marcelo do Carmo, anunciou as novidades para 2011. Haverá, paralelamente ao concurso, a realização de palestras de conscientização para população, a distribuição de preservativos, debates nas escolas públicas da região, além de lançamentos de filmes com a temática homossexual.

"Uma parceria com o Grupo Casa — que atende a pessoas com o vírus HIV — já foi consolidada, possibilitando aos assistidos que criem toda a ambientação e decoração do evento. Toda a estrutura decorativa vai ser utilizada com materiais recicláveis, além disso cerca de 54 mudas de árvores frutíferas serão plantadas na instituição." Segundo Carmo, a intenção é abordar a Aids de forma otimista.

Em 2011, o evento também será objeto de estudos acadêmicos. Por meio do curso de Turismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 50 bolsistas irão ajudar na organização do concurso. Parte desses estudantes irá ingressar no projeto de extensão da UFJF denominado Perfil da Demanda Turística – Semana Rainbow 2011, com o objetivo de levantar as características do visitante que chega a Juiz de Fora. Outra parceria foi firmada com estudantes do curso de Design de Moda de uma instituição privada da cidade, que vão estudar as vestimentas das candidatas do concurso.

Incremento turístico

Carmo relata que, na semana do Miss Brasil Gay, Juiz de Fora recebe, em média, de 12 a 15 mil turistas. "É o maior evento gay do país. O Miss abriu as portas para os outros eventos que acontecem na semana gay na cidade." Segundo o organizador do concurso, cerca de R$ 7 milhões são deixados no município por causa do acontecimento. "Os taxistas relatam que é o melhor evento do ano."

Com o sucesso de público e de investimento na região, Carmo aposta na ampliação do concurso e na potencialização da semana Raibow. "Já está na hora de aumentar o Raibow Fest, e extrair o máximo que nós podemos." Segundo Carmo, em 2010, 2.500 pessoas prestigiaram o Miss Brasil. Este ano, a organização espera uma média de 4 mil pessoas.

A expectativa de investimento é também esperada pelo hoteleiro José Carlos Branco, que acredita que 100% dos quartos sejam ocupados durante a data. "Os turistas ficam de quatro a cinco dias hospedados. É um evento que prolonga a permanência dos clientes na cidade."

Show confirmados

Para a festa, alguns nomes de destaque no meio gay já estão confirmados. São eles: Léo Áquila, La Belle Beauty, Susi Brasil, Thraxx Wiz Zurich, Ikaro Androgino e Kaká DiPolli. Na sexta-feira, 19 de agosto, haverá um ensaio geral, aberto ao público, no Sport Club.

Olhar de miss

A Miss Brasil Gay 2009, Ava Simões, apesar de não revelar o nome da candidata que considera favorita, acredita que, este ano, as concorrentes estão mais preparadas. "Algumas apostam mais na beleza, umas investem mais nos trajes, outras preferem dar uma valorizada no marketing pessoal. Cada uma salientando o que tem de melhor", diz. "Se eu fosse concorrer este ano, não sei se ia ganhar", brinca.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken