Mostra exibe vestidos usados por Mademoiselle Debret Le Blanc no Miss Brasil Gay
Editor
Uma história contada por meio de vestidos de luxo, pedrarias e acessórios. Peças nobres e exclusivas, usadas pela personagem Mademoiselle Debret Le Blanc dão vida à exposição “No armário de Mademoiselle Debret Le Blanc”, em cartaz na Galeria Portinari, no Hotel Ritz, até o domingo, das 10h às 21h, com entrada franca.
Quem passar pelo espaço vai conferir dez vestidos longos, dois conjuntos de blazeres e tops, além de bolsas, sapatos, luvas, brincos, pulseiras, gargantilhas e colares. A exposição, com curadoria do professor do Bacharelado em Moda do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luiz Fernando Ribeiro, faz parte da II Semana Rainbow da instituição.
A mostra é uma homenagem ao idealizador do Miss Brasil Gay e proprietário do acervo, Francisco Mota, o Chiquinho Cabeleireiro, que encarnava, nas apresentações do concurso, a personagem feminina Mademoiselle. “A maioria das peças foram vistas apenas uma vez no concurso, ou por fotos e registros jornalísticos. Elas contam sobre os costumes, as maneiras, os relacionamentos, as regras sociais, a tecnologia, a manufatura, o gosto e as tradições da época. Portanto, trazer esses trajes à tona é constatar que, apesar de alguns vestidos terem mais de 20 anos, muitos deles continuam atualíssimos”.
Para selecionar os figurinos, Ribeiro destaca que a ajuda de Chiquinho foi fundamental. “No meio de quase 30 vestidos, escolhemos dez. Nesse processo descobri que ele preferia os de cores azul e amarelo. Por coincidência, a maioria são do estilista Geraldo Sobreira, um carnavalesco carioca, que produziu roupas para Emilinha Borba e Clara Nunes. Além dele, temos modelo do carioca César Max”. Os conjuntos em tecidos paetizado, com estampas geométricas, criados por Renata Menezes, marcam a época em que Mademoiselle parou de usar vestidos, após um problema de saúde.
Sobre as peças, o professor ressalta a qualidade e preservação. “Um mês antes de inaugurarmos a mostra, os materiais estavam higienizados, com técnicas de museologia. Todo o processo foi realizado com a ajuda dos alunos, que também abraçaram a causa. O que mais chama a atenção é a riqueza dos detalhes. É preciso entrar no contexto histórico e observar como tudo está em perfeito estado. A Mademoiselle é uma mulher elegante, que preza pelos detalhes, com bordados e materiais nobres. Os vestidos foram feitos sob medida, para essa mulher sofisticada”.
Além disso, Luiz Fernando Ribeiro ressalta mais duas curiosidades. A primeira são as luvas, que a personagem usava quando o vestido era de manga curta, ficando, ainda, mais feminina. A outra é o famoso bastão, inspirado na Madame Socila – proprietária de uma escola de etiqueta homônima no Rio de Janeiro. “Ela comandava os desfiles do Miss Brasil e o Chiquinho incorporou, utilizando o bastão para ordenar”.
Entre os tecidos, destacam-se o veludo alemão, o crepre mousson, o shantung francês de seda, o cetim duchese, o tule, entre outros. “Temos aqui sapatos de Fernan Pires, Marcelo Giovani, peças italianas e francesas. Algumas delas, com muito volume, compondo o figurino para que ele pudesse ser visto de longe, ao passar pela passarela”.
Projeto
A ideia de organizar a exposição surgiu a partir de estudos e pesquisas realizados na UFJF, visando a aprimorar e incentivar o aprendizado dos graduandos. “Desenvolvo um projeto na UFJF de organização de acervo técnico de vestuários. Atualmente, são quatro coleções do segmento do traje social, ou seja, a indumentária das atividades sociais, usadas em festas, reuniões, coquetéis e casamentos. O acervo já possui cerca de 263 peças do vestuário e 100 acessórios diversos, além de materiais referentes à criação e pesquisa de tecidos e estampas de uma fábrica juiz-forana. Dentro desse projeto, os trajes de gala e típicos do concurso Miss Brasil Gay sempre nos despertaram interesse, por conta da originalidade e da criatividade. Além disso, a confecção desses trajes envolveu diversos profissionais da área da moda da cidade".
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!