Educa??o Ambiental via Internet

Rep?rter: Emilene Campos
21/06/2000

Discutir ecologia e estimular o exerc?cio de cidadania nas escolas. Essas s?o as propostas do projeto "A escola e o meio ambiente", que visa estimular o aprendizado e a cidadania atrav?s dos recursos da Grande Rede. O trabalho vem sendo desenvolvido h? dois meses pelo Laborat?rio de Psicologia Cognitiva e Social (Labpsi) da Universidade Federal de Juiz de Fora em parceria com a Associa??o do Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA-JF).

A modalidade, caracterizada como aprendizagem colaborativa, consiste na apresenta??o de temas, enviados por e-mail ?s escolas participantes. Al?m de discutirem as quest?es em sala de aula, os alunos produzem textos, individuais ou em grupo, e disponibilizam o material no endere?o http://www.geocities.com/lapbpsi/aprendiz.php. O coordenador do projeto, Marcos Emanoel Pereira, acredita que a atividade n?o seria possivel sem o aux?lio da Grande Rede, principalmente por conta da agilidade do tempo de resposta, da possibilidade de intera??o e do baixo custo.

Cada semana ? trabalhado um t?pico diferente dentro do tema de educa??o ambiental. Apesar da proximidade com a ?rea de Ci?ncias, a id?ia ? que as quest?es sejam tratadas de forma interdisciplinar. ? o que vem acontecendo na Escola Municipal Jesus de Oliveira. A coordenadora pedag?gica da escola, Maria de F?tima Franco, conta que os alunos t?m aperfei?oado cada vez mais a escrita, atrav?s do subprojeto "A constru??o do texto em Ci?ncias". ?Como alunos sabem que o texto ser? lido por outras pessoas (que n?o seus pais e professores) eles se empenham em produzir um texto mais convincente, mais elaborado", diz, entusiasmada.

O curioso ? que, apesar desta escola n?o ter acesso ? Internet, o projeto tem surtido resultados satisfat?rios. Isso foi poss?vel porque a respons?vel pela proposta, Maria de F?tima Franco, acessa o site em sua casa e imprime as quest?es e as p?ginas do site onde as respostas s?o veiculadas. Depois, ela repassa todo o conte?do aos 170 alunos. Para facilitar o processo, a escola vai apresentar uma proposta junto ? Secretaria de Educa??o, solicitando um laborat?rio de inform?tica.

A nova atividade serviu ainda para reaquecer o trabalho de artesanato que j? existia na Jesus Oliveira. Est? prevista tamb?m uma exposi??o para o final do m?s. No Col?gio S?o Jos?, o projeto tamb?m culminou em a?es concretas. Uma delas, segundo Marcos Emanoel, ? o sistema de coleta seletiva interna.

Leia ainda


Segunda fase prev? elabora??o da Agenda 21

Dentro de duas semanas, a primeira fase ser? conclu?da e o projeto passar? por uma avalia??o. Passado esse per?odo, a coordena??o vai aceitar inscri?es de outras escolas e ter? como meta a elabora??o da Agenda 21, ou seja, cada estabelecimento de ensino ficar? encarregado de tra?ar as diretrizes da educa??o ambiental dentro de sua ?rea de atua??o.

Custo Zero

O projeto "O meio ambiente e a escola" n?o conta com recursos financeiros nem do governo nem da iniciativa privada. O trabalho vem sendo desenvolvido sem a necessidade de grandes investimentos, j? que contam com a infra-estrutura da UFJF e das pr?prias escolas. Embora esteja satisfeito com os resultados, o coordenador Marcos Emanoel Pereira admite que se contasse com mais investimentos a proposta estaria em outro patamar. A inten??o ? vincular ? proposta de trabalho ao ProInfo

.

Por que discutir Ecologia?

A escolha do tema n?o foi por acaso. ?A id?ia era escolher um tema relevante que motivasse os alunos a participarem?, explica o coordenador do projeto, professor Marcos Emanoel Pereira. Havia ainda a inten??o de formar parceria com uma entidade que quisesse ampliar sua ?rea de atua??o atrav?s da Grande Rede. Da? o conv?nio com a AMA-JF. Al?m disso, antes de montar o projeto, professor Marcos navegou na Internet em busca de propostas de aprendizagem colaborativa e, em muitos dos casos analisados, se deparou com a tem?tica ecol?gica.

Escolas participantes

O coordenador do projeto Marcos Emanoel Pereira explica que foram convidadas todas as escolas p?blicas e particulares de Juiz de Fora, que oferecem ensino de 1? grau. Segundo ele, todos os estabelecimentos que responderam ao convite est?o participando. O coordenador atribui a baixa receptividade a uma s?rie de fatores. Entre eles, a falta de infra-estrutura das escolas e o medo da informatiza??o. ?Medo que ? baseado no discurso humanista de que a m?quina vai substituir o ser humano", opina.

Para obter mais informa?es sobre o projeto "A escola e o meio ambiente", consulte http://www.geocities.com/labpsi/aprendiz.php