Emater vai estimular produ??o de org?nicos

Rep?rter: Emilene Campos
30/06/2000

Al?m de ganhar cada vez mais espa?o na m?dia nacional, a agricultura org?nica vem despertando interesse de pesquisadores e produtores rurais da regi?o. Para atender a demanda e incentivar a modalidade de cultivo que dispensa o uso de defensivos qu?micos, a Emater-MG, Empresa de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Estado de Minas Gerais, vai realizar um treinamento interno nos dias 12 e 13 de julho. As atividades pr?ticas e te?ricas v?o capacitar 16 funcion?rios da empresa, entre engenheiros agr?nomos e t?cnicos agr?colas.

O curso ser? ministrado pelo Coordenador T?cnico da Emater de Vi?osa, Leonardo Fernandes Moreira, que ? especialista nesta ?rea. Al?m de sua experi?ncia, Moreira vai lan?ar m?o de exemplos locais, como o s?tio (foto acima) do engenheiro agr?nomo Bernardo Hill. Pioneiro em Juiz de Fora, Hill ? produtor de org?nico h? sete anos e, entre 1998 e 1999, suas vendas aumentaram em 300%.

Terminada a capacita??o, os t?cnicos estar?o habilitados a orientar os produtores rurais de Juiz de Fora e regi?o. Para isso, basta que os interessados em desenvolver a nova t?cnica entrem em contato pelo telefone 224-5389 , no hor?rio de 7h30 ?s 11h30 e de 13h30. A sede da Emater em Juiz de Fora funciona nas instala?es do Instituto de Latic?nios C?ndido Tostes, R. Tenente Luiz de Freitas, 116. A orienta??o ? gratuita para os pequenos produtores e, inicialmente, ser? feita de forma individual.

Com esta iniciativa, ?a Emater pretende oferecer novas alternativas ao produtor, para que ele possa produzir alimentos de melhor qualidade e causar menos interfer?ncia no meio ambiente?, explica o agr?nomo da Emater, Jos? Renato Santana. Al?m de Juiz de Fora, mais cinco regionais da Zona da Mata v?o receber o treinamento.

Para saber mais sobre alimentos org?nicos, leia: