• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Cozinhar e interagir em um só espaço O espaço gourmet é uma opção para criar um ambiente mais descontraído e ganhar mais espaço na decoração

    Marinella Souza
    *Colaboração
    Madalena Fernandes
    *Revisão 15/12/2008

    Para nove em cada dez pessoas, a cozinha é sempre o melhor lugar da casa. Basta reparar que em toda reunião de família ou entre amigos o bate-papo termina sempre na cozinha. O motivo é simples: as pessoas precisam comer e não é justo que o mestre-cuca da vez fique de fora das melhores fofocas.

    Pensando nisso, a arquitetura moderna desenvolveu um espaço ideal para esse tipo de situação. Trata-se do espaço gourmet, um ambiente para cozinhar e interagir ao mesmo tempo.

    A arquiteta Juliana Mara (foto abaixo) explica que a cozinha deixou de ser área de serviço para se tornar um ambiente social de interação e daí a necessidade de se criar um ambiente conjugado entre cozinha e sala de estar. "Mas pode ser feito nas áreas externas da casa também", destaca.

    Quem pensa em criar um espaço desses em casa, deve levar em conta a área disponível e a possibilidade ou não de se quebrarem paredes.. "É possível ter uma bancada americana simples com banquetas ou uma churrasqueira, dependendo do seu objetivo e do espaço que vai ter para essa obra", diz.

    Com isso em mente, é preciso escolher o material do qual vai ser feita a bancada do espaço gourmet. Juliana aconselha o uso de madeira de demolição ou teka . "Usar esse tipo de material vai 'quebrar' um pouco o ar metalizado do inox", orienta.

    Os elementos essenciais desse tipo de ambiente são uma bancada com banquetas (que devem ser 30 centímetros menores que a bancada), coifa, cook top, forno elétrico e pia. "Você pode incrementar isso com uma adega climatizada, churrasqueira, forno para pizza, tudo dependendo do tamanho do espaço."

    foto de 
Juliana Mara A arquiteta ressalta que não há uma regra no que se refere à decoração de um espaço gourmet. São os elementos que ficam na bancada que determinam o estilo da decoração, e isso depende do gosto do proprietário. "Pode-se fazer uma coisa mais moderna ou dar um estilo retrô com batedeiras antigas, dentre outras possibilidades", comenta.

    No entanto, algumas dicas são válidas para valorizar um espaço pequeno. "O vidro dá mais leveza ao ambiente e o ladrilho hidráulico dá um toque especial", ressalta. Além disso, deixar a pia e o cook top grudados na parede é o ideal. "O estilo ilha, com a bancada ao centro, é mais indicado para espaços maiores".

    Uma dica interessante é colocar na sala uma TV de plasma com eixo giratório que permite que tanto quem está cozinhando como quem está batendo papo possam assistir a um bom DVD de música, por exemplo.

    *Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.