Juliano Nery Juliano Nery 9/12/2011

Dicas para o Papai Noel

Foto da cidade decoradaCom a chegada do Natal e o aquecimento do mercado para a comemoração da data, uma figura emblemática deve contar com planejamento especial para a data em Juiz de Fora: o Papai Noel. Muitos acontecimentos marcaram nossa cidade em 2011 e ele precisa se atualizar das novidades. Resolvi, portanto, utilizar este espaço para fazer um pequeno guia para o bom velhinho se dar bem por aqui, quando vier cumprir sua jornada, já que "seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem".

1) Trânsito: caso o Papai Noel deseje chegar em Juiz de Fora pela via terrestre terá que saber de algumas coisas. A avenida Independência se chama, agora, avenida Presidente Itamar Franco. Basta ler as placas, Noel! Com relação à escolha das vias de acesso, tome cuidado redobrado: a Rio Branco está em uma interminável obra e não é uma boa alternativa, embora seja a principal rua da cidade. E atenção: tome cuidado com os buracos no asfalto, reformado recentemente, para que nenhuma rena se machuque.

2) Cartas do Correio: como os munícipes de Juiz de Fora foram extremamente generosos e solidários, este ano, sugiro que o Papai Noel se antecipe em entregar os presentes, porque terá bastante demanda. Quase todas as cartas entregues por crianças carentes da cidade conseguiram apadrinhamentos, o que proporcionará grande alegria às crianças e bastante trabalho para o Bom Velhinho.

3) Chuva: o Papai Noel não deve esquecer da capa de chuva este ano. Já tem umas boas semanas que os juiz-foranos não contam com uma boa sequência de sol. Estou até pensando em usar o expediente da minha saudosa avó Maria, que riscava um sol no chão do quintal para espantar a chuva insistente. Vai que dá certo.

4) Expediente do comércio: se ainda estiver faltando algum item para o Papai Noel comprar, lamento muito, mas ele terá que enfrentar lojas abarrotadas de gente. Como o expediente do comércio foi anunciado somente no dia 5 de dezembro, é provável que as lojas estejam bem cheias de gente. E o atendimento, que já não é nenhum primor, pode piorar ainda mais.

5) Aquecimento nas vendas: com índice do Sindicomércio de previsão de 10% de incremento nas vendas, não será somente por conta das cartinhas dos Correios que o Papai Noel terá trabalho. Bom para o comércio da cidade que comemorará bons números.

Espero que o Papai Noel possa aproveitar as dicas e que se dê bem em Juiz de Fora. De quebra, ele poderia trazer um bom presente para o município em 2012, ano importantíssimo para a cidade, já que temos eleições. Contemos contigo, Bom Velhinho!

Juliano Nery aproveita a ocasião para avisar ao Papai Noel que, atualmente, está residindo na avenida Presidente Itamar Franco, aquela que mudou de nome.

Mais artigos

Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.