Not?cias do dia 12 de dezembro de 2006

Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 19h21

Academias se preparam para queda de movimento no ver?o

Depois da temporada de prepara??o para o ver?o, entre agosto e novembro, as academias j? esperam uma queda significativa no movimento de clientes. "Nos meses de dezembro e janeiro muitas pessoas viajam, ou poupam dinheiro para os presentes de fim de ano. Com isso, a queda chega a ser de 20% a 30% no n?mero de pessoas", comenta
Ricardo Zacaron, propriet?rio de uma academia na regi?o central da cidade.

O hor?rio estendido do com?rcio no fim de ano tamb?m contribui para a evas?o nas academias. "Os hor?rios de pico s?o por volta das 18h, quando as pessoas saem do trabalho. Como agora elas saem mais tarde, acabam ficando mais cansadas e optando por ir direto para casa", explica o propriet?rio de outra academia, Jos? Calixto Filho.

Marcelo Brigatto, diretor de uma academia no Centro, diz que est? criando promo?es para tentar atrair clientes no fim do ano. "Vamos criar promo?es internas e externas para reverter esse quadro. O problema ? que contamos com a melhoria do tempo em Juiz de Fora", diz.

Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 18h54

600 fiscais da Receita aderem a greve em todo estado

A Receita Estadual paralisou suas atividades em Minas, mobilizando cerca de 600 fiscais em todo o estado. De acordo a assessoria do Sindicato dos Fiscais e Agentes Fiscais de Tributos do Estado de Minas Gerais (SINDIFISCO), a categoria pede um aumento real de R$ 3 mil. As negocia?es devem avan?ar at? a pr?xima quinta-feira, dia 14, j? que os grevistas planejam se reunir com o governo na data.

Com a greve, cerca de 43 postos de fiscaliza??o est?o sem prestar servi?os de vistoria no transporte de cargas nas estradas do Estado. Em Belo Horizonte, 13 postos na regi?o ficaram fechados durante o dia. A expectativa ? de que os mais de 1700 servidores participem do movimento.

Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 18h38

Bancos n?o respeitam Lei dos 15 minutos

Mais um banco da cidade foi autuado pelo Procon devido a demora no atendimento. No in?cio da tarde desta ter?a-feira, dia 12 de novembro, uma consumidora fez a den?ncia, alegando ter esperado 40 minutos na fila. A Lei Municipal 11.023/05 estabelece que o tempo m?ximo de espera ? de 15 minutos, exceto para dias anteriores ou posteriores a feriados prolongados, quando a espera pode chegar a, no m?ximo, 30 minutos.

Ao chegar ? ag?ncia banc?ria, fiscais do Procon acompanharam o tempo de espera de uma consumidora que se encontrava na ?ltima posi??o da fila. Mesmo com a presen?a dos fiscais, a consumidora teve que esperar 25 minutos para ter atendimento, de 14h35 ?s 15h. A espera foi feita junto com a gerente da ag?ncia banc?ria.

Segundo a fiscaliza??o do Procon, ao chegarem ao banco, apenas dois caixas estavam atendendo. Ao perceberem a presen?a dos fiscais, foram enviados mais tr?s funcion?rios para o atendimento, mas, mesmo assim, o tempo previsto em lei n?o foi cumprido. O banco foi autuado e tem um prazo de dez dias para apresentar defesa ao Procon. Os consumidores que se sentirem lesados devem fazer den?ncia ao Procon, atrav?s do telefone 156 do JF Informa??o.

Leia mais

  • Saiba tudo sobre a pol?mica Lei dos 15 minutos
  • Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 18h30

    Sindicatos lutam para que livre com?rcio permane?a no pr?ximo ano

    O com?rcio de Juiz de Fora poder? funcionar em hor?rio livre durante o m?s de dezembro, devido a liminar concedida pela ju?za da Vara da Fazenda P?blica e Autarquias Municipais, Maria L?cia Cabral Caruso.

    Com a aprova??o do novo C?digo de Posturas, em julho deste ano (leia a mat?ria!), a flexibiliza??o do hor?rio do com?rcio ficou condicionada ao Sindicato dos Trabalhadores do Com?rcio, j? que foi proposto um acordo pr?vio com os Sindicatos dos patr?es e empregados.

    De acordo com o presidente da C?mara de Dirigentes Lojistas (CDL), Vandir Domingues, o objetivo da a??o compreendia a flexibiliza??o do hor?rio do com?rcio n?o s? o m?s de dezembro, mas durante todo o ano. "J? foi uma vit?ria para n?s. O m?rito ainda ser? julgado e poderemos conseguir a libera??o", declara.

    Segundo o Presidente do Sindicato do Com?rcio Varejista de Juiz de Fora (Sincom?rcio/JF), Odonne Turolla, a decis?o foi uma surpresa para todos os setores do com?rcio. "N?o tinhamos conhecimento da decis?o, mas ficamos felizes, embora j? tivessemos realizado o acordo com o sindicato dos empregados", afirma.

    Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 11h33

    PJF divulga gabarito das provas do concurso

    A Prefeitura Municipal de Juiz de Fora divulgou hoje, dia 12 de novembro, o gabarito das provas realizadas no concurso para coordenador pedag?gico, professor regente de matem?tica e de geografia e motorista de ve?culo pesado.

    Para ter acesso ao gabarito, clique aqui! Quem n?o possui internet, poder? pegar os gabaritos no Departamento de Aten??o de Cidad?o (Avenida Rio Branco, 2234), na na Secretaria de Recursos Humanos (Avenida Brasil, 2001, 8? andar).

    O prazo para o pedido de recursos vai at? o dia 14 de dezembro, quinta-feira, como est? estabelecido no edital. Para quem deseja entrar com o recurso, a documenta??o (identidade, CPF e comprovante de inscri??o) deve ser entregue no Departamento de Aten??o ao Cidad?o (DAC).

    Ter?a, 12 de dezembro de 2006, atualizada ?s 11h33

    Projeto de parceria entre Gettran e PM sai em janeiro

    O projeto de parceria entre a Pol?cia Militar e Gettran que vai possibilitar as pessoas envolvidas em acidentes entre ve?culos, sem v?timas, resolverem o problema no local, vai ficar pronto em janeiro. Trata-se do Sistema integrado de Tr?nsito que visa otimizar os recursos atrav?s de um conv?nio firmado entre ambos.

    Viaturas v?o contar com acesso ? internet e ser? criado uma central onde a popula??o poder? acionar imediatamente o servi?o, diferentemente do 190, com a finalidade de facilitar a libera??o dos ve?culos da via e n?o atrapalhar o tr?nsito.