Manifestantes querem audi?ncia na C?mara Mesmo com o aumento da passagem para R$ 1,75, estudantes, CUT, associa?es de bairros e sindicatos persistem na luta

Renata Cristina
Rep?rter
01/03/2007

Em meio a 12 mil assinaturas registradas em um abaixo-assinado, panfletagem nas ruas e protestos, mais um objetivo foi agregado ? luta contra o aumento da passagem de ?nibus: um pedido de audi?ncia p?blica na C?mara Municipal de Juiz de Fora.

"Queremos discutir a quest?o do transporte p?blico na cidade e estamos dando uma chance para que os vereadores se pronunciem", afirma o coordenador do Comit? Contra o Aumento da Passagem, P?ricles Lima (foto).

De acordo com os representantes do Comit?, que re?ne mais de 20 entidades de classe, o mesmo pedido foi entregue na C?mara no dia 05 de janeiro deste ano, no entanto, at? esta quinta, n?o havia sido marcada nenhuma audi?ncia. "Entregamos a solicita??o no gabinete de todos os vereadores, mas n?o recebemos nenhuma resposta", recorda Sebasti?o Gerson, o Marola, secret?rio geral da CUT regional.

Foto Manifesta??o dos Estudantes Por outro lado, o presidente da C?mara dos Vereadores, Vicent?o, insiste que n?o recebeu nenhum documento. "Essa afirma??o ? falsa. Nada foi entregue nas minhas m?os", declara. Conforme esclareceu o vereador, uma pequena "confus?o" pode ter causado o impasse. "O protocolo deve ser assinado no expediente da C?mara e n?o no gabinete dos vereadores como foi feito", diz. Por esse motivo, Vicent?o suspeita que o requerimento n?o tenha sido entregue.

Na tarde desta quinta-feira, alguns membros do Comit? novamente realizaram o pedido, em meio a quinta manifesta??o contra o aumento da passagem de ?nibus. No momento em que tentaram entrar na C?mara, o grupo foi advertido do procedimento correto e protocolou o documento adequadamente.

Conforme informou o presidente da C?mara, que est? em S?o Paulo, devido ao recesso parlamentar, o documento deve ser lido somente no dia 17 de mar?o. "Temos mais de cinq?enta pedidos em car?ter de urg?ncia e, no momento, n?o posso apontar uma data para a audi?ncia", declara. Apesar da indefini??o, o vereador garante que ir? atender a solicita??o do Comit?: "A audi?ncia vai acontecer".