Centro e Alto dos Passos s?o campe?es em atropelamentos Do total de atropelamentos em JF a pol?cia registrou 12 v?timas fatais. Todas as outras ocorr?ncias de janeiro a setembro de 2007 somam 5.483 acidentes

Priscila Magalh?es
Rep?rter
09/10/2007

O n?mero de acidentes envolvendo pedestres e ve?culos em Juiz de Fora aumentou neste ano, segundo dados levantados pelo Pelot?o de Tr?nsito da cidade. As ocorr?ncias registradas de janeiro a setembro de 2007 totalizam 5.483 acidentes, enquanto que no mesmo per?odo do ano passado o n?mero foi de 4.829.

Do total de ocorr?ncias deste ano, 515 correspondem a atropelamentos e o restante (4.968) refere-se ? colis?o entre ve?culos. Em compara??o com ao ano passado, o aumento de atropelamentos ? de 63 (passando de 462 para 515) e de colis?es ? de 591 (passando de 4.377 para 4.968).

O comandante do pelot?o de tr?nsito da 3? Companhia de Miss?es Especiais, Tenente Gilker Seito (no v?deo), diz que na maioria dos acidentes existe falha humana. "? muito raro que haja falha mec?nica. Na maioria das vezes, o fator humano provoca os acidentes, tanto envolvendo pedestres quanto ve?culos", explica.

Na colis?o entre ve?culos, a causa principal ? a imprud?ncia do motorista aliada ? pressa, enquanto que nos atropelamentos o pedestre contribui com a falta de aten??o. "A maioria dos motoristas anda em alta velocidade e faz ultrapassagens proibidas e perigosas. Os pedestres, al?m de estarem com pressa, s?o mal educados e distra?dos. Andam pela rua ouvindo m?sica e falando no celular. Al?m disso, preferem arriscar a esperar o sinal abrir", ressalta o tenente.

Oscar Vidal FernandoLobo
Dias mais perigosos

Os dados mostram que, neste ano, as colis?es entre ve?culos foram maiores. Foram 2.755 no per?odo de 12h ?s 18h e 1.124 colis?es concentraram aos s?bados. "Durante a semana e durante o dia registramos muitos acidentes, por?m ? de madrugada e nos finais de semana que os mais graves acontecem. Muita gente n?o bebe, mas tem sono e o cansa?o provoca acidentes. A situa??o piora quando sono e bebida s?o misturados. Durante a semana os danos f?sicos s?o mais leves", diz o tenente.

Os atropelamentos se concentram mais no per?odo de 18h ?s 24h, somando 194. ?s sextas-feiras aconteceram 84 acidentes, neste ano. Do total de 515 atropelamentos, 12 tiveram v?timas fatais, tr?s a mais que no ano passado.

Locais mais perigosos

Os lugares apontados como os mais perigosos em Juiz de Fora, atualmente, s?o as avenidas Rio Branco, Get?lio Vargas, Independ?ncia, Oleg?rio Maciel e o Morro da Gl?ria. "S?o os locais mais movimentados, mais cheios, por onde passam muito carros e muitos pedestres durante o dia todo. Nestes locais, os pedestres e os motoristas precisam ter mais aten??o ao circular", aconselha o tenente Seito.

Foto:Gradis Foto:Faixa de pedestres

Os dados mostram que os bairros campe?es em atropelamentos s?o o Centro, com 132, e o Alto dos Passos, com 54. Ao contr?rio do ano passado, quando no Centro o n?mero de atropelamentos foi de 106 e no Alto dos Passos de 115. De 2006 para 2007, o n?mero caiu na Rio Branco, passando de 83 para 74.

A Avenida Rio Branco tamb?m ? a campe? quando se trata de acidentes entre ve?culos. Neste ano, foram 644 colis?es, 98 a mais que em 2006, quando tamb?m registrou o maior n?mero. No Centro, foram 1580 acidentes neste ano, 229 a mais que no ano passado.

Motivos

Foto do Tenente Seito Segundo o Tenente Seito, o aumento do n?mero de ve?culos e da imprud?ncia contribu?ram para o aumento do n?mero de acidentes no tr?nsito da cidade. "A frota aumentou muito, principalmente a quantidade de motos. Motoristas de ?nibus, taxistas e motoqueiros s?o os mais imprudentes. Para que os acidentes diminuam, ? necess?rio aumentarmos a fiscaliza??o".

Seito diz que est? aumentando o n?mero de blitz na cidade e que quando isso acontece os motoristas passam a respeitar mais. "Fazer blitz ? sin?nimo de apreens?o de ve?culos. Os principais problemas s?o falta de habilita??o e documenta??o". At? setembro deste ano, o n?mero de ocorr?ncias registradas por falta de habilita??o foi de 584, enquanto que por falta de documenta??o do ve?culo foi de 1.300.