Nova manifestação está agendada para quinta-feira em JF

Segundo Junta Brasil terá concentração às 16h30. No sábado, haverá outro protesto: o Dia do Basta à Corrupção, contra a PEC 37, se diz apartidário

Raphael Placido
Repórter
19/06/2013
protesto

Na próxima quinta-feira, 20 de junho, uma nova manifestação deverá tomar as ruas de Juiz de Fora. Novamente, a concentração está marcada para 16h30, na Praça de São Mateus. Já são mais de 12,2 mil pessoas confirmadas no grupo do Facebook 2º Junta Brasil. Na página, o percurso está definido: da Praça de São Mateus, os manifestantes seguem para a Avenida Presidente Itamar Franco até a Rio Branco, em direção ao Parque Halfeld. O protesto deverá seguir pelo Calçadão em direção à Praça da Estação. De lá, sobem a Getúlio no sentido da Itamar Franco, voltam à Rio Branco e encerram o ato na Câmara Municipal.

Mesmo com a grande mobilização e decisões acontecendo pelas redes sociais, um grupo de cerca de 60 pessoas, a maioria oriunda de movimentos sociais com experiência em protestos, se reuniu presencialmente na tarde desta quarta-feira, 19, para tentar unificar a pauta de reivindicações. Reunidas na Praça de São Mateus, elas debateram os principais itens a serem colocados na manifestação. Desta vez, ao contrário do que aconteceu na última segunda, 17, reivindicações locais encabeçaram as demandas.

Além das reclamações iniciais, que deram origem aos protestos, o objetivo dos organizadores é levar cartazes e faixas com solicitações locais. Foram citados pontos como a redução da tarifa de ônibus na cidade; o passe livre para estudantes; o aplicação do bilhete único e a licitação do transporte público na cidade. Projetos da Câmara, como o que flexibiliza a ocupação do solo e o que prevê o financiamento de show evangélicos com dinheiro público também deverão ser alvo dos protestos.

No âmbito nacional, pontos como os gastos em obras da Copa, a PEC 37, o Estatuto do Nascituro e o Projeto de "cura gay" também estarão em foco. Praticamente todos os que participaram do encontro seguem pregando a paz, inclusive na tentativa de atrair os policiais militares para o movimento, em vez de rechaçá-los.

"Dia do Basta à Corrupção" se diz pacífico e apartidário

Para sábado, 22 de junho, está previsto um outro ato, intitulado Dia do Basta à Corrupção. Neste, a pauta está definida como um protesto contra a Projeto de Emenda Constitucional 37, a PEC-37. Mais de 7,3 mil pessoas já confiram presença no Facebook. Segundo os idealizadores, o movimento é pacífico e apartidário. A ideia é, se possível, vestir-se de branco e "colocar a bandeira do Brasil acima das bandeiras de partidos". 

O grupo pretende se reunir no Parque Halfeld às 13h30. Haverá distribuição de adesivos, com apoio do Ministério Público, informacional, e coleta de assinaturas. No dia 26 deste mês, a PEC-37 deverá ser votada no Congresso. O objetivo do protesto é pressionar para que ela não seja aprovada.

O texto descritivo do grupo, chamando as pessoas a se manifestarem, explica que "a PEC-37, vulgarmente conhecida por PEC da Impunidade, retira o poder de investigação do Ministério Público enquanto representante independente, que não responde a nenhum poder, seja Executivo, Legislativo, e Judiciário. (...) Se deixarmos que a PEC 37 seja aprovada, estaremos no meio de um percurso que tornará o Brasil uma terra sem lei, que beneficia, aqueles que não podemos contrapor ou nos opor, que legislam, executam e judiciam sobre nós."

ACESSA.com - Nova manifesta??o est? agendada para quinta-feira em JF