JF segue tend?ncia de condom?nios fechados As construtoras n?o est?o conseguindo atender ? demanda do mercado

Daniele Gruppi
Rep?rter
17/03/2008

O segmento de constru??o civil ? um dos que mais cresce no Brasil e em Juiz de Fora n?o ? diferente. A todo momento observamos an?ncios de lan?amentos de novos im?veis na cidade. Mesmo assim, a professora respons?vel pelo Departamento de Constru??o Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Maria Tereza Gomes, afirma que h? pouca oferta diante da demanda.

"Tenho 18 anos de formada e ? a primeira vez que vejo a constru??o civil numa boa fase. Um dos fatores que podemos ressaltar para a grande procura por im?veis ? a economia que est? caminhando com boas perspectivas. As pessoas est?o podendo investir. Tenho receio de que a infla??o volte e o governo n?o consiga controlar, pois um setor ? reflexo direto do outro". Outra raz?o mencionada pela professora ? a facilidade de financiamento que os bancos est?o oferecendo para a aquisi??o de casa pr?pria.

Para Juiz de Fora h? ainda outra explica??o. "A cidade cresceu. Cerca de 13 faculdades se instalaram aqui. Est? se transformando em um local de estudantes. Praticamente, n?o se acha apartamento de um e dois quartos, nem para comprar e nem para alugar. As construtoras n?o est?o dando conta de atender o mercado".

foto de uma obra foto de um pr?dio sendo constru?do foto de uma obra

Devido a esta demanda, em seis meses o pre?o de resid?ncias na cidade aumentou de 20 a 30%, dependendo do im?vel. "Um apartamento de dois quartos que custava R$ 70 mil, j? est? cotado em R$ 100 mil", revela.

Segundo o corretor de im?veis, J?lio C?sar, h? um aquecimento geral no mercado de im?veis, que deve perdurar por mais um ano. "N?o h? oferta de apartamentos a pre?os baixos". Para ele, a vinda de condom?nios com estruturas mais elaboradas para Juiz de Fora tamb?m puxa o pre?o para cima.

Tend?ncias das grandes cidades

O lan?amento de condom?nios fechados que oferecem v?rias op?es de lazer, como quadra poliesportiva, academia de gin?stica, piscina e sauna est? pipocando. Segundo Maria Tereza, trata-se de uma tend?ncia das grandes cidades, que Juiz de Fora est? seguindo.

"Como o deslocamento nos grandes centros est? ficando cada vez mais dif?cil, os condom?nios est?o disponibilizando infra-estrutura para que as pessoas n?o precisem sair de suas casas", explica.

J?lio C?sar afirma que n?o havia em Juiz de Fora resid?ncias com tal estrutura. "Existia amea?as". Para ele, a probabilidade desses empreendimentos vingar ? grande. "Tem tudo para dar certo. Significa mais seguran?a e mais privacidade para os moradores".

foto de um pr?dio sendo constru?do foto de um pr?dio sendo constru?do foto de um pr?dio sendo constru?do

A professora diz tamb?m que h? dois anos ? que essa proposta vem sendo apresentada na cidade, mas que a aceita??o ? mais recente. "Aqui consideramos estes edif?cios como sendo de auto-luxo, pois Juiz de Fora tem facilidades n?o encontradas nas metr?poles, e as pessoas que v?o adquirir as resid?ncias nesses lugares t?m poder aquisitivo melhor, ent?o o n?vel de exig?ncia aumenta. Os materiais usados s?o de melhor qualidade e, portanto, o custo da obra tamb?m ? mais alto".

Segundo J?lio C?sar muitos desses condom?nios v?o ser edificados em bairros da Zona Sul, como ? o caso do Estrela Sul, que vai receber v?rias dessas constru?es. "A localiza??o dos im?veis residenciais est? se afastando do centro, o que tamb?m ? uma tend?ncia. Alguns desses locais onde est?o sendo instalados os pr?dios j? s?o considerados para o juizforano bem longe do centro", ressalta J?lio.