Quinta-feira, 09 de outubro de 2008, atualizada ?s 16h31

Opera??o Col?rio retira placas das ruas centrais. Mais de 30 j? foram retiradas



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Mais de 30 letreiros colocados fora das medidas estabelecidas pelo C?digo de Posturas da cidade j? foram retirados da regi?o central. A medida faz parte da Opera??o Col?rio, que tem o objetivo de limpar a cidade, deixando-a mais agrad?vel visualmente.

Na Rua Esp?rito Santo a opera??o j? terminou. Nas S?o Jo?o, Halfeld e Marechal Deodoro, onde h? menos 34 letreiros, eles ainda est?o sendo retirados com a ajuda de uma empresa fabricante. Segundo a assessoria de imprensa da SPU, o prazo para que os comerciantes retirem as placas ainda n?o terminou. A opera??o come?ou no dia 05 de agosto, com a distribui??o de cartilhas orientando sobre as normas. Em toda a regi?o central, 1.200 foram distribu?das.

A assessoria tamb?m informou que em pouco mais de um m?s, maias letreiros foram retirados do que em todo o ano passado, quando foram apenas 25 notifica?es. De janeiro a julho deste ano, o n?mero foi ainda menor. Apenas 16 estabelecimentos haviam sido notificados. Os comerciantes que n?o retirarem as placas v?o ser multados. Os valores variam de acordo com a irregularidade, indo de R$ 416 a R$ 1.040.

Quanto mais pr?ximos os letreiros estiverem de im?veis tombados, maior ? a multa. Segundo a SPU, 13 propriet?rios j? foram multados por exibirem letreiros em ?rea de patrim?nio hist?rico. A SPU garante que todos eles haviam sido intimados a retirar as placas.

Opera??o vendaval

A assessoria da SPU tamb?m informou que o Departamento de Fiscaliza??o retirou das ruas da cidade todos os ambulantes que cometiam irregularidades mais graves, como alugar o ponto para terceiros. A opera??o continua. Todos os ambulantes que t?m as barracas irregulares, como largura em excesso, foram intimados a corrigir.

Junto com a intima??o, uma carta, contendo as normas do C?digo de Posturas, foi entregue aos ambulantes. A fiscaliza??o entende que, muitos deles, podem estar cometendo irregularidades por n?o ter conhecimento da Lei. A SPU informou que ? comum encontrar ambulantes autorizados a vender pipoca e comercializar, tamb?m, outros alimentos e brinquedos.