Segunda-feira, 11 de maio de 2009, atualizada às 19h

Evento anuncia ações de política integrada na área de segurança pública que serão implementadas em JF

Daniele Gruppi
Repórter

Juiz de Fora sediou nesta segunda-feira, dia 11 de maio, o Seminário das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps). O evento anunciou as ações de política integrada que serão implementadas na cidade ainda este ano, entre elas a construção da sede da Risps e a instalação do Disque Denúncia Unificado (DDU).

Segundo a superintendente de integração do Sistema de Defesa Social da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Geórgia Ribeiro Rocha, o seminário faz um balanço das atividades em 2008 e lança os desafios para o combate à criminalidade em 2009.

O secretário de Estado de Defesa Social, Maurício Campos Júnior, garante que até o final do próximo mês será instalado na cidade o Disque Denúncia Unificado (DDU). O serviço receberá denúncias anônimas pelo telefone 181 e as encaminhará para os órgãos responsáveis realizarem as investigações. Ele destacou que a experiência do DDU instalado há um ano e quatro meses em Belo Horizonte e região metropolitana tem sido positiva. O atendimento de ligações emergenciais continua sendo feito pelo 190, 193 e 197.

A cidade também será contemplada com a sede da Risp, que abrigará num mesmo espaço físico os comandos das polícias Civil e Militar. A previsão de implantação é em novembro. O prédio, que ficará no bairro Santa Lúcia, Zona Norte, irá abrigar o Centro Integrado de Informações de Defesa Social (Cinds) e Centro Integrado de Atendimento e Despacho (Ciad). O primeiro tem como objetivo a produção mensal de estatísticas e relatórios analíticos sobre a criminalidade na cidade. O segundo unifica o atendimento às chamadas de emergência policiais e de bombeiros.

Política de Defesa Social

No seminário, o secretário fez uma apresentação sobre a política de defesa social de Minas Gerais, que visa ao processo de integração operacional das polícias Civil e Militar para reduzir a criminalidade.

Faz parte do processo a reestruturação das companhias, batalhões e regiões de Polícia Militar e dos distritos, seccionais e departamentos de Polícia Civil. O projeto integra o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado e o programa estruturador Redução da Criminalidade em Minas Gerais.

Para Maurício, é através do trabalho articulado de todos os órgãos do sistema de defesa social e de justiça que será possível reduzir a criminalidade e aumentar a qualidade de vida e a sensação de segurança da população.

Maurício afirma que os indicadores de criminalidade em Juiz de Fora não são tão alarmantes. Ele, entretanto, ressaltou que, assim como outras cidades da Zona da Mata, há riscos de interferência de outros estados, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, devido à proximidade territorial. O seminário continua nesta terça-feira, dia 12 de maio.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes