Crimes violentos t?m menor ?ndice dos ?ltimos dez anos PM considera que a criminalidade no Centro est? controlada. Medidas s?o adotadas para contribuir ainda mais com a queda de ocorr?ncias


Daniele Gruppi
Rep?rter
16/4/2009

O Centro de Juiz de Fora registra o menor ?ndice de ocorr?ncias de crimes violentos nos ?ltimos dez anos. Em 2006, ano em que a incid?ncia foi maior, foram registradas 892. Em 2007, o n?mero caiu para 422 e, em 2008, para 303. Em 2009, at? o momento, foram feitas 47 ocorr?ncias.

S?o considerados crimes violentos roubo, assaltos ? m?o armada, estupros, homic?dios, dentre outros. Segundo o capit?o respons?vel pela 30? Companhia da Pol?cia Militar (PM), Wallace Brand?o Vidal, a criminalidade no centro est? controlada. Para ele, a queda de crimes se deve ? pol?tica de preven??o adotada. Atualmente, h? um policial militar em cada ponto considerado cr?tico no Centro.

O n?mero de roubos a pedestres na ?rea central preocupa as autoridades. Em 2008, foram 225 roubos, sendo 70 a m?o armada e 155 utilizando for?a f?sica. O capit?o Brand?o afirma que, em grande parte das ocorr?ncias, a v?tima d? oportunidade para o ladr?o agir.

Estat?sticas da PM demonstram que nas primeiras semanas de cada m?s ocorrem a maioria das ocorr?ncias. "S?o os dias em que os juizforanos recebem os sal?rios e os benef?cios. S?o tamb?m os dias de pagamentos. A circula??o de dinheiro ? maior do que no decorrer do m?s."

Medidas

Foto
 de uma fila no banco e de um policial fazendo a guarda Para que os n?meros continuem a cair, algumas medidas s?o tomadas na cidade. Al?m dos programas de preven??o que j? s?o adotados, como Se essa rua fosse minha, a Pol?cia Militar se re?ne, a cada tr?s meses, com representantes da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais para discutir oficialmente os problemas de seguran?a em cada regi?o do munic?pio e, consequentemente, para lan?ar novas estrat?gias de combate ? criminalidade.

Outra iniciativa ? da Associa??o Comercial e Empresarial de Juiz de Fora (ACJF), que se mobiliza para implantar o Conselho de Seguran?a da ?rea Central. O objetivo ? tornar as discuss?es sobre seguran?a p?blica permanentes na cidade.

Segundo o assessor de imprensa da ACEF, Rodrigo Vasconcellos, o Conselho ser? composto por representantes das pol?cias civil, militar e federal, da C?mara Municipal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do com?rcio, da ind?stria, da Prefeitura, dente outros.

Em 2001, uma comiss?o foi criada com a mesma finalidade, mas com a mudan?a de gest?o da ACEJF, os trabalhos n?o tiveram continuidade. "A repercuss?o do Conselho foi positiva, por isso, pretendemos implant?-lo novamente."

Foto
 de uma mo?a conversando com policial Uma das propostas ? aumentar a seguran?a eletr?nica. "Queremos uma Juiz de Fora cada vez mais segura." As c?meras de vigil?ncia, que monitoravam o Centro, est?o sem funcionar desde dezembro do ano passado. "Queremos proteger o comerciante, o consumidor e o morador da regi?o."

A camel? Maria Jos? Montinotti apoia toda iniciativa que possa contribuir para aumentar a seguran?a nas ruas. O vendedor Daniel Chitarra de Oliveira diz que adota algumas medidas para evitar ser v?tima de um assalto. "N?o ando na rua com dinheiro." Para ele, a presen?a de policiais no Centro ajuda a inibir a a??o dos criminosos.

I Confer?ncia Nacional de Seguran?a P?blica

A Seguran?a P?blica em Juiz de Fora tamb?m vai ser debatida na etapa municipal da I Confer?ncia Nacional de Seguran?a P?blica. O objetivo ? discutir temas como cidadania, preven??o e repress?o ao crime. A etapa acontece nos dias 25 e 27 de maio.

A I Confer?ncia Nacional de Seguran?a P?blica (Conseg) est? relacionada ao Programa Nacional de Seguran?a P?blica com Cidadania (Pronasci), uma experi?ncia in?dita no enfrentamento ao crime e que tem como foco o controle e a preven??o da viol?ncia. O programa une pol?ticas de seguran?a p?blica e a?es sociais para atuar nas ra?zes socioecon?micas da criminalidade.

Enquete
Como voc? avalia a seguran?a no centro de Juiz de Fora?
      Boa
      Precisa melhorar
      P?ssima
      A popula??o ainda precisa fazer a sua parte
      Faltam mais a?es para considerar que a situa??o est? controlada
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes