Segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008 atualizada ?s 15h45

Come?a a constru??o do Hospital Antropos?fico de Matias Barbosa. Expectativa ? atender cerca de cem pessoas por dia


Priscila Magalh?es
Rep?rter

A constru??o do Hospital Antropos?fico de Matias Barbosa j? come?ou e, at? que ele fique pronto, a obra vai acontecer por m?dulos. "Recebemos verba da Secretaria de Estado da Sa?de e temos prazo para cumprir o primeiro m?dulo, com presta??o de contas. Ao todo s?o quatro e n?o h? previs?o de quando tudo vai estar pronto. Neste ano, vamos trabalhar com o primeiro", explica o presidente da Associa??o Antropos?fica Estrada Real, o m?dico Ant?nio Marques.

O hospital vai funcionar com recursos do estado, doa?es da Alemanha e vai atender atrav?s do Sistema ?nico de Sa?de (SUS). O pr?dio constru?do no primeiro m?dulo vai ter dois andares, com consult?rios e terapias. "S?o sete consult?rios, de ginecologia, pediatria e odontologia, entre outros. Al?m das terapias, como os banhos de ?leo".

Para a constru??o desta primeira fase s?o necess?rios cerca de R$ 2 milh?es, mas Ant?nio n?o est? autorizado a dizer o valor da verba liberada pelo Estado. "Outras institui?es tamb?m pediram verbas. Ent?o, n?o estamos autorizados a falar para n?o gerar ci?mes", explica ele. A segunda fase da obra j? vai abranger a constru??o do setor de interna??o, com cerca de cem leitos.

O m?dico lembra que o hospital vai funcionar em parceria com o curso de medicina antropos?fica de uma faculdade particular de Juiz de Fora e de outra cidade no estado do Rio. "Como vai ser um hospital escola, a previs?o ? de que possamos atender cerca de cem pacientes por dia", diz. O n?mero ? menor do que quando os atendimentos eram feitos na Zona Norte de Juiz de Fora, sendo cerca de 150 por dia.

Por enquanto, os atendimentos est?o sendo realizados em um ambulat?rio na cidade de Matias. "? importante que a popula??o daquela cidade j? fique conhecendo o trabalho. Tratamos a causa das doen?as e usamos a medicina acad?mica em caso de urg?ncia. Tratamos com as plantas da natureza e somos agraciados por isso".