Hospital Universit?rio inaugura Centro Cir?rgico O objetivo ? atender 70% das cirurgias de t?rax, abd?men e urologia, liberando leitos na unidade de Santa Catarina e melhorando o ensino da UFJF

Marinella Souza
*Colabora??o
15/10/2007

Na manh? desta segunda-feira, dia 15 de outubro, o Hospital Universit?rio, unidade do bairro Dom Bosco, inaugurou o novo centro cir?rgico para a realiza??o de pequenas e m?dias cirurgias que atender? as demandas do Sistema ?nico de Sa?de (SUS).

Na solenidade que marcou a abertura dos atendimentos, o diretor-geral do Hospital, o m?dico Dimas Ara?jo de Carvalho, ressaltou a import?ncia dos atendimentos que v?o ser prestados pelo setor. "O Centro ? importante em dois sentidos: o primeiro ? a parte assistencial e o segundo ? que vai dinamizar as cirurgias. O objetivo ? atender 70% das cirurgias de t?rax, abd?men e urologia, liberando leitos na unidade de Santa Catarina e melhorando o ensino da UFJF", comenta.

Para marcar o in?cio do funcionamento do Centro Cir?rgico, foi realizado, em parceria com a Secretaria de Sa?de, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSDA), o "Mutir?o da Catarata", atendendo a uma demanda de cem pacientes que estavam na fila de espera.

foto do novo hu A secret?ria municipal de sa?de Maria Aparecida Soares avalia positivamente a parceria entre a UFJF e a Prefeitura e diz que "o atendimento do SUS ser? aprimorado e a fila andar? com mais agilidade, beneficiando toda a popula??o". Para ela, essa uni?o ? fundamental para o desenvolvimento da sa?de no munic?pio.

O Centro disponibiliza quatro salas de cirurgia e nove leitos para recupera??o p?s-anest?sica, equipados com tecnologia avan?ada para cirurgia de m?o; cirurgia pl?stica; oftalmologia; otorrinolaringologia; dermatologia; alguns procedimentos de ginecologia e urologia, al?m de exames que necessitam de anestesia.

foto do novo hu Segundo o residente do setor de anestesiologia, Emerson Salim Nogueira, tanta tecnologia s? vem acrescentar ao aprendizado e ? sa?de como um todo. "O material do novo centro cir?rgico ? bem superior, mais modernizado,isso favorece o volume e a qualidade das cirurgias", diz o estudante.

O setor vai funcionar com esquema de agenda aberta, respeitando a rotina de encaminhamentos do SUS. Ap?s a interven??o cir?rgica, o paciente passar? por uma avalia??o p?s-anest?sica e receber? alta, com retorno marcado para uma avalia??o posterior.

Na opini?o do reitor da UFJF, Henrique Duque, o Centro ? uma alternativa de tratamento humanizado para pessoas de baixa renda. "Todos os profissionais e residentes que aqui atuam o fazem com amor, dedica??o e capacidade".

Centro de Diagn?stico

As pr?ximas metas, previstas para dezembro de 2007, s?o iniciar os servi?os do Centro de Diagn?stico e Imagem e absorver o programa Viva Vida, da Secretaria Estadual de Sa?de (SES).

Como um grande parque tecnol?gico, com equipamentos de ponta, o Centro de Diagn?stico pretende realizar exames de alta complexidade como tomografia e resson?ncia. "O HU ser? o ?nico hospital p?blico da regi?o a fazer estes procedimentos, oferecendo a pacientes do SUS um tratamento diferenciado", destaca o diretor geral do HU, professor Dimas Augusto Carvalho de Ara?jo.

A instala??o do Centro de Diagn?stico dar? um suporte diferenciado para o programa Viva Vida, que vai absorver cerca de 70% da assist?ncia em n?veis municipal e regional, nos segmentos da Sa?de da Mulher, do Homem e da Crian?a, da Hipertens?o e da Diabetes. O diretor afirma que somente na ?rea de mamografia, poder? ser realizado, em m?dia, de 20 mil por ano ou seja, 60 por dia. "Prestando uma assist?ncia ?mpar na preven??o e no diagn?stico do c?ncer de mama, o que ser? um ganho consider?vel para a sa?de p?blica e para o paciente".

Fonte: Assessoria da UFJF

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF