Ter?a-feira, 09 de setembro de 2008, atualizada ?s 16h50

Consumo de energia el?trica aumenta em 5,9% em rela??o a 2007 na regi?o de Juiz de Fora. Aumento ? maior que o n?mero registrado no pa?s



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Em agosto de 2008, o aumento no consumo de energia el?trica foi de 5,9%, comparado ao mesmo per?odo do ano passado, na regi?o da Mantiqueira, da qual Juiz de Fora faz parte. Este percentual ? maior que o registrado no Brasil e na ?rea de abrang?ncia da Cemig. No primeiro caso, o aumento foi de 5,4%, enquanto no segundo, de 7,4%. Os dados s?o da Cemig, respons?vel pela distribui??o de energia el?trica na regi?o.

Para o engenheiro de opera?es da empresa, Wilson Fernandes, este aumento pode estar associado ao bom momento da ind?stria, que permite mudan?as nos h?bitos dom?sticos. O crescimento da produ??o industrial em Minas Gerais vem sendo observado desde janeiro deste ano.

As cadeias de minera??o e siderurgia s?o as grandes respons?veis por puxar o consumo para cima. "Minas bateu o recorde em exporta??o de produtos desses setores nesse ano", explica. Segundo ele, de janeiro a agosto de 2008, as exporta?es do Estado subiram 32% em rela??o a 2007.

Os dados referentes ? economia brasileira tamb?m revelam crescimento da produ??o industrial, o que contribuiu para elevar o consumo de energia el?trica. O pa?s exportou 19,7 bilh?es de d?lares em agosto, enquanto importou 17,5 bilh?es de d?lares. "E os bens de capital, que s?o as m?quinas utilizadas para a produ??o industrial, encabe?am a lista de importa?es", ressalta o engenheiro, mostrando o investimento feito na ind?stria.

O aumento da produ??o industrial ocorre em fun??o de mudan?as percebidas no ?mbito social. "De janeiro a julho deste ano, 280 mil postos de trabalho foram gerados em Minas", diz Fernandes. O emprego promove o aumento do poder aquisitivo, principalmente de produtos eletr?nicos.