Contas de Energia Elétrica


Muitas vezes parece impossível imaginar a vida sem energia elétrica. Mas ao mesmo tempo, essa é uma conta que pesa muito no orçamento familiar. Fique atento aos seus direitos e às dicas de resolução de problemas com a sua concessionária de energia.

Caso o consumidor não pague a conta, a concessionária pode suspender o fornecimento de energia. Entretanto, para evitar prejuízos e transtornos, o corte deve ser avisado com 15 dias de antecedência.

Caso aconteça o corte, a concessionária tem o prazo máximo de 48 horas para normalizar o fornecimento do serviço.

Se o corte de energia for "indevido", por erro da concessionária, ela tem tem o prazo máximo de 4 horas para efetuar a religação. Além disso, caso a prática ilegal tenha dado ensejo à danos materiais e/ou morais, o consumidor deve se dirigir ao Juizado Especial Cível para ser indenizado.

O consumidor pode escolher ou modificar a data do vencimento da conta. A concessionária é obrigada a oferecer gratuitamente, no mínimo, seis datas opcionais para o vencimento de conta. O consumidor interessado deve se dirigir a uma loja da concessionária e se informar sobre as datas disponibilizadas.

A conta deve ser entregue ao consumidor dez dias antes da data do vencimento.

Caso o consumidor não esteja em casa para receber o leiturista, A concessionária pode cobrar pelo consumo médio dos último seis meses. Para evitar tal problema, as contas enviadas ao consumidor possuem a data da próxima marcação. Confira-a e tome as devidas providências no sentido de possibilitar ao leiturista o seu trabalho.

Fonte: Em Defesa do Consumidor

Procon (Centro) - Juiz de Fora
Avenida Independência, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.