Sábado, 21 de agosto de 2010, atualizada às 12h30

Comércio fecha as portas nesta segunda em comemoração ao Dia do Comerciário

Aline Furtado
Repórter

A maioria das lojas que compõem o comércio de Juiz de Fora estará fechada na próxima segunda-feira, 23 de agosto. Na data é comemorado o Dia do Comerciário.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio (Sindicomércio), Emerson Belloti, a data não é definida como feriado do comércio, mas uma folga prevista no Acordo Coletivo de Condições Especiais de Trabalho.

"A folga é destinada aos empregados do comércio que trabalharam em datas estratégicas, como Natal, Dias das Mães, dos Pais e Namorados, por exemplo." As lojas podem abrir as portas, mas o trabalho de funcionários é proibido no dia, lembrado sempre na última ou penúltima segunda-feira do mês de agosto.

Nacionalmente, a data é comemorada no dia 30 de outubro. Em Juiz de Fora, a escolha do mês de agosto deve-se ao fato de não haver feriados. "Além disso, o período é considerado fraco pelo setor, em termos de vendas."

As lojas da região central de Juiz de Fora, assim como as dos shoppings, ficarão fechadas. Supermercados, açougues, floriculturas, drogarias e bombonieres terão funcionamento normal porque são amparados pela lei federal, que autoriza as atividades.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken