Incentivo à produção regional e troca de experiências são destaques no Festival Primeiro PlanoO evento contou com mais de 600 espectadores, além de cem pessoas participando das oficinas gratuitas de audiovisual

Aline Furtado
Repórter
22/11/2010
Cachorro Morto

Encerrado no último domingo, 21 de novembro, o Festival Primeiro Plano de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que chegou à sua nona edição, vem sendo visto como uma forma para troca de experiências, além de incentivo a produções audiovisuais locais e regionais.

Um exemplo é a premiação, na categoria Competitiva Regional, do curta Cachorro Morto (foto ao lado), de Francisco Franco. A produção conquistou o prêmio de Incentivo Primeiro Plano, que garante ao cineasta o repasse de R$ 5 mil, além de apoio técnico para a realização de um novo curta-metragem.

"Juiz de Fora tem vários títulos, como é o caso do Manchester Mineira, sendo conhecida por diversas produções, mas ainda não havia nada voltado para a criação audiovisual. Com o festival, temos acesso ao que está sendo produzido aqui. E o número de pessoas envolvidas com a sétima arte na cidade é grande devido ao perfil universitário da população", destaca Franco.

Além de Cachorro Morto, narrativa inspirada no conto Vida e morte na enfermaria dos indigentes, de Charles Bukowski, a categoria Competitiva Regional premiou as produções Memorize-me, de César Ramos, Diego Siqueira e Luciano de Azevedo, e A Maleta, de Rodrigo Brandão.

O coordenador-geral do evento, Aleques Eiterer, afirma que a expectativa da organização foi alcançada. "Podemos comemorar devido à oportunidade de troca de experiências promovida pelo festival, que reuniu pessoas de várias cidades. Além disso, tivemos muita qualidade nos filmes participantes. Inclusive, algumas produções que integraram a mostra regional poderiam estar inscritas na nacional, devido ao alto padrão de qualidade."

Segundo Eiterer, o evento reuniu, durante os seis dias de realização, aproximadamente 600 espectadores, tendo sido contabilizadas mais de 80 exibições de 80 filmes. A categoria Competitiva Regional teve, além do recorde de produções inscritas, um total de 50, recorde de público, com lotação esgotada nas exibições. Durante o festival, cerca de cem pessoas participaram das oficinas. Ao todo, foram entregues 20 prêmios para 14 filmes diferentes.

Produções premiadas
  • Competitiva Regional

Incentivo Primeiro Plano: Cachorro Morto, de Francisco Franco

Júri Popular RegionalMemorize-me, de César Ramos, Diego Siqueira e Luciano de Azevedo

José Sette: A Maleta, de Rodrigo Brandão

  • Competitiva Nacional

Melhor Filme: Instantâneos, de Andrea Capella e Peter Lucas

Melhor Primeiro Plano: Princesa, de Rafaela Diógenes

Melhor Diretor: Michael Wahrmann por Avós

Melhor Júri Jovem: Olhos de ressaca, de Petra Costa, e Avós, de Michael Wahrmann

Melhor Roteiro: Circuito Interno, de Júlio Martí

Melhor Atriz: Ana Luiza Rios, por Princesa

Melhor Ator: Sidney Szaja Barmak por Avós

Melhor Direção de Arte: Tábatta Makowski por Formigas

Melhor Concepção Fotográfica: Marcelo Martins Santiago por Mar Exílio

Melhor Concepção Sonora: Gabriel Vieira de Mello e Rafael Machado por Projeto Silêncio

Melhor Trilha Sonora: Rafa Zenorini por Liquidificador

Melhor Montagem: Ava Gaitán Rocha por Olhos de Ressaca

Menção Honrosa 1: Gessy Fonseca por Avós

Menção Honrosa 2: Sergio Silveira por Instantâneos

Menção Honrosa 3: Bárbara Gomes por Feijão com Arroz

Júri Popular Nacional: Olhos de ressaca, de Petra Costa

  • Sessão Escola

Júri Popular Infantil: Direita é a Mão que você escreve, de Paula Santos

Os textos são revisados por Thaísa Hosken