Papo de Domingo
O Papo de Domingo desta semana é com a sommelière, Ana Mokdeci. Natural de Juiz de Fora, Ana é sommelière profissional desde 2020 e, com a pandemia, tornou-se wine influencer e criou a marca, @davinha_aovinho.
Formada pela Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS-SP) e tem o nível 3 da certificação WSET (Wine And Spirits Education Trust, com sede em Londres).
No Instagram, apresenta a live/podcast, DOSE DUPLA, em que conduz bate-papos muito bacanas com personalidades nacionais e internacionais do mundo do vinho. Além disso, ela também realiza confrarias e workshops, presta consultoria para restaurantes, mercados e particulares, organiza viagens enogastronômicas e experiências variadas envolvendo vinhos.
Também foi embaixadora da Vinibraexpo 2022, a maior feira de vinhos brasileiros, que aconteceu no Rio de Janeiro. E, à convite da Associação Brasileira de Enologia, foi uma das 16 comentaristas da Avaliação Nacional de Vinhos de 2022 (edição de 30 anos de avaliação), o único evento de vinhos de uma mesma safra do mundo e o maior do Brasil, em Bento Gonçalves, RS.
Como surgiu essa paixão pelo universo do vinho?
Surgiu por acaso, para falar a verdade. Senti falta de ter um vinho em casa para servir para um convidado, certa vez. A partir daí comecei a prestar atenção aos inúmeros rótulos nos mercados. Percebi que havia vários rótulos de uma mesma uva, por exemplo. Pensei: deve haver uma explicação para tanta diversidade e, mais ainda, comecei a perceber diferenças nesses aparentemente vinhos “iguais”. Decidi então procurar um curso, não só para entender sobre esse universo, mas também para me profissionalizar. Assim, optei pela ABS-SP, para obter a certificação de Sommelier Profissional, e pela Enocultura, provedora dos cursos WSET, também em SP.
Há quanto tempo você atua na área?
Há apenas 5 anos. Comecei meus cursos em 2018.
Qual a sua inspiração feminina no mundo do vinho?
Na atualidade, a mulher mais influente e inspiradora é a expert, jornalista, escritora e crítica de vinhos, Jancis Robinson. Ela é uma unanimidade.
Dentre as mulheres pioneiras do vinho, uma das maiores referências de determinação e competência, na minha opinião, é Barbe-Nicole Clicquot. A mulher que “recusou a submissão”, a jovem viúva empreendedora que construiu um império, a Maison Veuve Clicquot, no século XVIII, e revolucionou a indústria do Champagne
Qual o seu vinho preferido?
Não tenho exatamente um vinho preferido, mas sim, um estilo. Prefiro vinhos brancos e espumantes. Estes não faltam em casa. Amo vinhos brancos sem passagem por barrica e acidez marcante. Espumante pra mim é vida!
Juiz de Fora é uma cidade boa para se trabalhar com o vinho?
Acredito que JF está se tornando uma cidade boa para se trabalhar com vinho. Os consumidores estão mais antenados e exigentes e os estabelecimentos comerciais estão começando a valorizar o trabalho de sommeliers profissionais para a montagem de portfólios e cartas. O sommelier é o único profissional verdadeiramente capacitado para fazer escolhas assertivas e personalizadas para cada estabelecimento, fazendo com que o cliente tenha acesso a experiências enogastronômicas completas e inesquecíveis.
Ping Pong
Perfume: Good Girl, Carolina Herrera
Cor: Vermelho
Momento marcante: O nascimento do meu filho, Rafael, há quase 22 anos atrás.
Um lugar: Paris
Um luxo: iPhone, não abro mão!
Juiz de Fora para você: Meu lar
Uma frase: “Melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição.” (Comer, Rezar e Amar, Elizabeth Gilbert)
No foco
A bonita modelo juiz-forana e bailarina do Faustão, Yasmin Marinho, usando bolsa JW PEI.
Novo cargo
A pesquisadora e professora da UFJF, Manoela Roland, assumiu uma posição na equipe da Coordenação-Geral de Empresas e Direitos Humanos, vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) do Governo Federal brasileiro. Roland traz para o cargo uma vasta experiência de anos de pesquisa, sendo também coordenadora do Homa (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos e Empresas) e editora-chefe da Revista Homa Pública (Periódicos UFJF).
Em Gramado
Hilda Henriques e Daniel Túlio em clima de férias, em Gramado.
Giro…
A atuante vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, cumpre agenda, na Europa, na próxima semana, com o objetivo de criar parcerias, firmar acordos e ampliar diálogos de internacionalização da Instituição.
O renomado chef Gabriel Bastos assina o Cardápio de Inverno do Assunta, que será lançado sexta-feira, dia 14 de julho, às 20h, no Deck Lago do Assunta. Serão três novas entradas, além de quatro pratos principais e uma sobremesa. A inspiração, segundo Bastos, teve três pilares: o paladar dos juiz-foranos, o padrão internacional da cozinha do Assunta e a estação do ano.
Natalia Beauty, Murilo Gun, Martha Gabriel e Geraldo Rufino são os palestrantes já confirmados para o JF Summit, uma iniciativa da parceria Feat Produções e SEBRAE MG, que acontece no Terrazzo, nos dias 9 e 10 de agosto.
O Minas Láctea 2023 “Inovação e Gourmet” será realizado entre os dias 18 e 20 de julho, na EPAMIG Instituto de Laticínios Cândido Tostes, em Juiz de Fora. A programação vai contemplar o 36º Congresso Nacional de Laticínios, a 42ª Semana do Laticinista, o 46º Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) e a 47ª Exposição de Produtos Lácteos (Expolac), além de debates sobre Inovação e Empreendedorismo.
Dias 22 e 23 de julho, a partir das 13h, o Pátio Mirador vai ser o cenário da estreia do Samba nas Alturas 360°. O evento vai reunir música, experiências e cardápio gastronômico [à parte] com: trio mineiro [linguiça, torresmo e mandioquinha] da Bigodeira; cortes de churrasco no pit smoker e parrilla, feijão tropeiro e arroz biro-biro da Chama Santa Smoke & Grill.
A Câmara aprovou o Projeto de Lei que declara o Grupo TQ - Teatro de Quintal Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Juiz de Fora. O texto é de autoria do vereador Juraci Scheffer (PT).
O JF Folia retorna ao circuito. Dia 7 de outubro, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, com shows de Bell Marques e Pedro Sampaio, abadá, Bloco Lua, trio, camarote e muita emoção.
Terça-feira, a partir das 18h30, ocorre na Galeria de Arte do Forum da Cultura da UFJF, a abertura da mostra “Há lama, há caos”. A exposição é um conjunto de fotografias da cientista social e fotógrafa Jessica Mazzini Mendes, que registra parte da devastação causada pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 2015, na cidade de Mariana (MG).
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!