Mudanças na telefonia fixa A partir desta sexta contas de telefone passam a ser tarifadas por minuto. Conheça os planos e saiba como fazer a migração


Fernanda Leonel
Repórter
29/06/2007

A partir desta sexta-feira, dia 25 de julho, as contas de telefone em todo estado de Minas deixam de ser medidas em pulso para serem tarifadas por minuto. A mudança vai ser gradativa e acontece até o dia 29 de julho, de acordo com a data de vencimento da conta.

A mudança vale apenas para ligações entre telefones fixos e locais. Chamadas de fixo para celular, de celular para fixo, entre celulares e de longa distância (DDD e DDI) já são cobradas por minutos e não sofrem alterações.

Para quem quer saber quanto é que a diferença vai ser sentida no bolso, o vencimento da primeira conta com os novos valores varia de 13 de agosto até 21 de setembro.

A escolha dos planos vai depender do perfil do usuário do telefone. A indicação de cada uma das opções vai depender do tempo que cada consumidor gasta em cada uma de suas ligações.

O Plano Básico é a opção mais indicada para quem faz chamadas curtas, de até dois minutos e trinta segundos. Neste plano, o consumidor tem direito a 200 minutos de franquia - já incluídos na assinatura. Para cada minuto que passar da franquia, devem ser cobrados R$ 0,09401. O detalhamento da conta é possível, desde que o cliente faça a solicitação.

foto de telefone Já o Plano Pasoo é a opção com valor do minuto mais barato, cerca de 35% do valor do Básico. O plano possui 400 minutos de franquia, no entanto, ao completar a ligação é cobrado um valor de quatro minutos automaticamente. Isso significa que uma ligação de um minuto custa o valor de cinco (4 minutos de taxa + 1 minuto de consumo).

Para quem usa internet há ainda a possibilidade de verificar com a operadora, os planos alternativos que ela oferece, desde que estejam devidamente reconhecidos pela Anatel.

A escolha

Os clientes que não fizerem a opção pelo programa pretendido vão ser transferidos automaticamente para o plano básico de minutos. Quem analisar a situação da conta de telefone e optar pelo Pasoo ou algum plano alternativo oferecido pelas operadores, deve requerer a migração. A alteração deve ser feita através do telefone 10331.

foto de telefone De acordo com a Agência Procon de Juiz de Fora, todo cliente tem o direito de solicitar, a partir da implementação do serviço, duas faturas comparativas dos planos disponíveis, para avaliar seu perfil de consumo e fazer sua opção.

Isso significa que a primeira conta, a partir da mudança, pode vir duplicada com os custos de consumo do cliente nos dois planos. Dessa forma, o cliente vai avaliar em qual deles pagaria menos através de uma espécie de "simulação".

É importante que o consumidor saiba que possui o direito de mudar de plano a qualquer momento, sem nenhuma despesa extra.

Confira as principais mudanças entre o plano básico atual e o plano básico tarifado, expectativa da Anatel para adesão da maioria dos usuários e indicado para quem não extrapola pulsos além da franquia :

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.