• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Exposição reúne trabalhos de formandos em artes  Obras são fruto de estudos realizados por onze alunos durante o curso de artes visuais oferecido pela Fundarte de Muriaé

    Carolina Gomes
    Repórter

    Onze formandos do curso de artes visuais da Fundação de Cultura e Arte (Fundarte) de Muriaé expõem seus trabalhos produzidos ao longo dos estudos na Escola Municipal de Artes Visuais Moacyr Fenelon. A mostra Grandes expressões, pequenos artistas foi aberta na última quinta-feira, 8 de julho.

    Para uma das alunas do curso, Pâmella Cristina Muniz, a oportunidade de participar das aulas contribuiu para que ela se descobrisse como artista. "Encontrei as técnicas que mais gostava e me encantei. Posso dizer que descobri um novo mundo", confessa a menina, que destaca nunca ter tido contado com as artes antes do curso.

    Encantada com a pintura, Pâmella relata que pretende continuar produzindo, mesmo depois de dois do término das aulas. "Assim que eu encontrar tempo, vou me dedicar mais à pintura porque isso me faz muito bem", afirma.

    A pequena artista tem seis obras expostas, sendo cinco pinturas a óleo e uma em acrílico, desenvolvida por meio de uma técnica que utiliza espátula. Esta, segundo Pâmella, é uma das suas preferidas. Os temas das obras variam entre rostos, paisagens e frutas. A recém-formada declara que tem preferência por fazer pinturas delicadas, sempre utilizando expressões, detalhes, profundidade, brilho e cores suaves. 

    A exposição inaugurada na última quinta-feira contém seis trabalhos de pintura e desenho de cada um dos 11 alunos. Entre as obras estão releituras, reproduções de obras famosas e criações próprias. Além disso, estará disponível ao público uma minibiografia de cada aluno, a qual relata a trajetória do formando ao longo de todo o período de estudos.

    Acesso à cultura

    Na última quinta-feira, além dos alunos de artes visuais, cinco alunos do curso de música receberam o certificado de conclusão de curso. O projeto, que funciona por meio de escolas artísticas municipais mantidas pela Fundarte, oferece ainda aulas de teatro e dança. Qualquer pessoa, desde que seja maior de oito anos, pode participar. Apenas no caso do curso de dança são aceitas inscrições de crianças e adolescentes de no máximo 16 anos.

    A coordenadora pedagógica do projeto, Alessandra Sexto Bernardes, explica que o objetivo principal do é permitir que a população tenha acesso à cultura, o que contribui, inclusive para a formação de artistas e de público. "Promovemos a vivência e presença cultural. Mas não oferecemos cursos profissionalizantes." Ela lembra que os alunos que se destacam em determinada área são encaminhados para uma escola, onde têm oportunidade de estudar, de forma aprofundada, o foco de sua aptidão.

    Os cursos são gratuitos, sendo facultativa a contribuição mensal no valor de R$ 10 para a compra de materiais. A carga horária é de aproximadamente duas horas diárias, durante dois dias da semana.

    Serviço

    A exposição prossegue até o dia 15 de agosto, ficando aberta ao público no período de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. A mostra pode ser visitada na Fundarte, que fica na avenida Constantino Pinto, 400, Centro, Muriaé.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.