Quinta-feira, 20 de novembro de 2008, atualizada às 17h25

Anime Éden divulga animação e cultura japonesas

Daniele Gruppi
Repórter

A cultura japonesa se incorpora ao cotidiano dos juizforanos e se populariza através de animes e mangás, ou seja, animações e histórias em quadrinhos nipônicas. E se depender da Associação Cultural Tomodachi os hábitos do Japão ganham ainda mais destaque. É com esse objetivo que a entidade promove o Anime Éden, nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), das 10 h às 19 h (avenida Getúlio Vargas, 200).

O evento chega a sua terceira edição prometendo diversas atividades para o público. Segundo o vice-presidente da Associação, José Cláudio Carneiro Miranda Júnior, a programação inclui exibição de desenhos japoneses, concursos relacionados ao conhecimento sobre os mangás e animação japoneses, concursos de canto e desenho.

Acontece também desfiles de cosplay (fantasia que caracterizam personagem de animação ou mangá - confira matéria sobre cosplay) e desfile visual Kei (visual baseado nos músicos japoneses). Júnior afirma que a história da animação japonesa e o processo de criação de um anime vão ser abordados em palestras. Para quem quer aprender um pouquinho sobre o idioma, haverá aulas. Serão ministradas ainda oficinas de origami.