Quarta-feira, 04 de agosto de 2008, atualizada ?s 12h15

Sai resultado do Enade 2007 que, em Juiz de Fora, avaliou sete universidades e onze ?reas de conhecimento



S?lvia Zoche
Subeditora
Ilustra??o: Laura Martins Ferreira
Resultados do Enade 2007
Em arquivo

Na avali??o do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), edi??o 2007, foram avaliados 3.248 cursos em 16 ?reas de conhecimento, em todo o Brasil, segundo o Minist?rio da Educa??o (MEC). Baseados no desempenho dos estudantes, os cursos recebem conceitos de um a cinco. Confira o resultado nacional e por regi?o no link do Enade.

Em JF, foram sete universidades avaliadas: Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora, Faculdade Est?cio de S? de Juiz de Fora, Faculdade Metodista Granbery, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Presidente Ant?nio Carlos e Universidade Salgado de Oliveira.

As ?reas de conhecimento avaliadas na cidade somam onze: Biomedicina, Educa??o F?sica, Enfermagem, Farm?cia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterin?ria, Nutri??o, Odontologia e Servi?o Social.

Nenhum curso recebeu valor m?ximo, cinco, em todos os tr?s conceitos existentes, que s?o a nota do Enade, o IDD (?ndice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a institui??o agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC). Este ?ltimo foi incorporado ao conceitos neste ?ltimo exame.

Segundo o MEC, "o indicador combina o Enade, o ?ndice de Diferen?a de Desempenho (IDD) ? que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes ? e a avalia??o de tr?s vari?veis: infra-estrutura, corpo docente e projeto pol?tico-pedag?gico das institui?es".

Os cursos de Farm?cia e Fisioterapia da UFJF alcan?aram nota m?xima no Enade e IDD, faltando um ponto para conseguir conceito cinco no CPC. Os cursos de Fonoaudiologia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e o de Educa??o F?sica da UFJF conseguiram nota m?xima no conceito Enade e notas quatro no IDD e CPC.

O curso de Servi?o Social conseguiu tr?s notas quatro no Exame. Confira as notas de todos as ?reas e universidades avaliadas no site do Enade.

Sem conceito

Alguns cursos ficaram sem conceito no Enade, no IDD e no CPC porque n?o tinham estudantes concluintes para fazer a prova em 2007. Foram os casos dos seguintes cursos:

  • Farm?cia - Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora
  • Medicina - Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora
  • Odontologia - Faculdade de Ci?ncias M?dicas e da Sa?de de Juiz de Fora
  • Educa??o F?sica - Faculdade Est?cio de S? de Juiz de Fora
  • Fisioterapia - Faculdade Est?cio de S? de Juiz de Fora
  • Fonoaudiologia - Universidade Presidente Ant?nio Carlos
Confira as tr?s notas
Ilustra??o: Laura Martins Ferreira