mat?ria em audio

Maria In?s Reis Uma vida de dedica??o e luta pelos que precisam

Renato Costa
Rep?rter
04/12/2006

foto de Maria In?s Reis "Os dons s?o para ser distribu?dos, e s? tem a ganhar quem colabora com o outro". Com essa frase, Maria In?s Reis explica porque se disp?e a ser volunt?ria em projetos sociais na Igreja Menino Jesus de Praga (Rua Pinto Moura, 70 - bairro Po?o Rico).

Criada em um ambiente tradicionalmente solid?rio, para Maria In?s o ato de ajudar ao pr?ximo sempre foi uma atitude normal em seu dia-a-dia. Sua atua??o como volunt?ria j? acontece h? v?rios anos. Formada em Servi?o Social ela consegue aliar a pr?tica de sua profiss?o ?s atitudes que vive diariamente sempre querendo fazer mais e melhor pelos outros ( saiba a diferen?a entre assistente social e assistencialismo). "Com o curso superior, d? para aprender 'o caminho das pedras', fica mais f?cil saber por onde ir, quando vamos buscar recursos para os projetos sociais que estamos envolvidos", conta.

Maria In?s ? a assistente social respons?vel pelo projeto Construindo o Bem Viver, voltado para a comunidade da Vila S?o Jorge, no bairro Po?o Rico. Mas ela conta que seu trabalho vai muito al?m das horas que ela se dedica como assistente social do projeto. "Embora seja contratada para trabalhar 60 horas por m?s, dedico muito mais tempo ? causa, como volunt?ria, porque eu sei que o projeto precisa e merece", afirma.

Maria In?s conta que as a?es sociais devem fazer com que "a pessoa participe com o objetivo de n?o s? aprender uma t?cnica ou profiss?o, mas que aprenda a ser volunt?rio". "A partir da? conseguimos integrar as comunidades e transformar o ambiente onde vivem", diz. Para In?s, a a??o social deve ser toda integrada, trabalhando a educa??o, sa?de, seguran?a alimentar, trabalho e lazer. "Isso traz mudan?a para a vida das pessoas. E o principal: elas s?o as principais agentes nessa transforma??o, elas mesmas buscam melhorar sua vida, a vida da comunidade", ressalta.

In?s comenta que a pessoa que se dedica a uma a??o social voluntariamente "ganha tanto que fica dif?cil definir". "? muito importante colocarmos nossos dons ? disposi??o. Em muitas a?es sociais, a gente se disp?e a oferecer algo e acabamos recebendo muito mais, atrav?s da gratid?o das pessoas, ou da satisfa??o de ver uma realidade mudada para melhor".

Construindo o Bem Viver
O projeto tem o objetivo de capacitar e gerar renda para os moradores da Vila S?o Jorge, no bairro Po?o Rico. Atualmente, s?o oferecidas aulas de ingl?s gratuitas para a comunidade, al?m de uma cozinha onde os alunos aprendem a produzir doces, compotas, gel?ias e salgados. A cozinha funciona na casa paroquial da Igreja Menino Jesus de Praga (Rua Pinto de Moura, 70) .

O material produzido pelos alunos ? vendido, e a renda vai para as fam?lias que participam do projeto. In?s ressalta que as parcerias s?o fundamentais para a manuten??o das iniciativas do projeto. Conhe?a mais sobre o projeto Construindo o Bem Viver


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com