Sábado, 25 de setembro de 2010, atualizada às 13h

Trabalhadores da UFJF vão paralisar as atividades no dia 29 de setembro 

Da Redação

Os técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vão paralisar as atividades por 24 horas na próxima quarta-feira, dia 29 de setembro. Os trabalhadores se mobilizarão a partir das 9 horas, no Restaurante Universitário do Centro da cidade.

Setores como a biblioteca universitária e os restaurantes universitários (Campus e Centro) estarão fechados. Também não haverá transporte de trabalhadores e estudantes, atendimento na reitoria, secretarias e coordenações.

A manifestação faz parte da campanha salarial da categoria, que reivindica o direito à data-base (inexistente para servidores públicos no geral) e negociação sobre as tabelas remuneratórias para o ano de 2011. Eles também lutam pela isonomia salarial no Poder Executivo, tendo em vista que a diferença entre as categorias é considerável. Atualmente, os técnico-administrativos em educação formam a categoria com menor piso e menor teto salarial no Executivo.

Nesta paralisação, os trabalhadores pedem ainda o cumprimento de parte do acordo da última greve que ainda não se efetivou: a reestruturação do plano de carreira, com revisão dos cargos (criação, extinção e aglutinação) e reposicionamento de aposentados, prejudicados no último enquadramento.

Consórcio entre universidades

Conforme a deliberação da assembleia, os trabalhadores aproveitarão a oportunidade de estarem juntos no dia 29 de setembro para discutirem de que forma se dará a participação do técnico-administrativo no consórcio entre universidades do Sul e Sudeste Mineiro, cujo modelo está sendo firmado entre os reitores das instituições. Este será o primeiro passo da discussão entre os trabalhadores, que terão que levar o seu posicionamento, favorável ou contrário ao consórcio, ao Conselho Superior.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken