Terça-feira, 23 de junho de 2015, atualizada às 10h50

Primeiro Plano abre inscrições para mostras competitivas

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. Os diretores podem inscrever seus curtas até 21 de agosto pelo site do festival. O evento está previsto para acontecer entre 26 e 31 de outubro de 2015.

O festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função. A Mostra Competitiva Regional reúne os curtas-metragens em película ou digital realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata.

Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2014, nas bitolas 35 mm ou digital, com duração máxima de 20 minutos.

Inscrições

Para inscrever um curta, o realizador, produtor e/ou responsável deve preencher o formulário disponível no site do Primeiro Plano e enviar o link onde esteja disponível o filme, informando a senha por e-mail. Se preferir, pode enviar o curta por DVD, até o dia 21 de agosto, pelos Correios. Os curtas de língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português.

Na Mostra Competitiva Regional, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia o vencedor com R$ 7 mil para realizar uma nova produção.

No ano passado, os 30 curtas selecionados da Zona da Mata mineira para concorrer na Mostra Competitiva Regional e as 23 produções brasileiras e de mais três países da América do Sul exibidas na Mercocidades foram escolhidos por uma comissão em meio a cerca de 250 produções. O número reforça a relevância do festival para a produção audiovisual contemporânea.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

ACESSA.com - Primeiro Plano abre inscri?es para mostras competitivas