Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009, atualizada dia 17 de fevereiro ?s 15h

Secretaria de Assist?ncia Social garante que sobram vagas para pessoas com defici?ncia nas empresas de Juiz de Fora


Guilherme Ar?as
Rep?rter

Em plena crise econ?mica mundial e com o fantasma do desemprego rondando a carreira de muitos trabalhadores juizforanos, um setor lamenta a falta de profissionais para preencher vagas de emprego. As empresas instaladas em Juiz de Fora est?o encontrando dificuldade para contratar pessoas com defici?ncia.

Essa ? a constata??o da Assessoria Especial da Pessoa com Defici?ncia (AEPD), da Secretaria de Assist?ncia Social (SAS) da PJF. De acordo com o assessor Wesley Barbosa, a falta de qualifica??o profissional ? a grande barreira que freia a chegada das pessoas com defici?ncia aos postos de trabalho na iniciativa privada.

Atualmente, h? 31 pessoas com defici?ncia em fase de testes para admiss?o, na cidade. S? uma empresa pretende abrir 70 vagas ao longo de 2009. Por?m, o n?mero poderia ser ainda maior, j? que a lei 8.213/91 obriga as empresas a reservar de 2% a 5% dos seus cargos para benefici?rios reabilitados ou pessoas que t?m alguma defici?ncia.


N?mero de funcion?rios Percentual destinado ?s pessoas com defici?ncia
at? 200 empregados 2%
de 201 a 500 3%
de 501 a 1.000 4%
de 1.001 em diante 5%


"A grande maioria das empresas encontra dificuldades para empregar defecientes com capacita??o t?cnica, em Juiz de Fora. Elas alegam falta de qualifica??o e, principalmente, de escolaridade", lamenta Wesley.

Mas o assessor esclarece que a situa??o n?o pode justificar o descumprimento da lei por parte das empresas. A Prefeitura de Juiz de Fora pretende aumentar a fiscaliza??o na iniciativa privada para fazer cumprir a legisla??o que reserva as vagas. Por outro lado, a Assessoria est? enviando cartas de orienta??o para 1.500 pessoas com defici?ncia para que elas se inscrevam no ProJovem Urbano. O programa do governo federal d? aos jovens a oportunidade de terminar os estudos e receber uma qualifica??o profissional.

Apesar da constata??o da Secretaria de Assist?ncia Social, este cen?rio n?o ? fiel ? realidade de muitos portadores de necessidades especiais, que se veem na situa??o oposta. A auxiliar de biblioteca Jaciara Leonardo relata que muitos profissionais n?o conseguem adequar suas qualifica?es ?s vagas ofertadas.

Jaciara ? formada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Planejamento e Gest?o Social pela mesma institui??o e atualmente cursa o s?timo per?odo de Direito em uma faculdade particular de Juiz de Fora. Mesmo com a vasta qualifica??o acad?mica, as experi?ncias que ela adquiriu foram como telefonista e auxiliar de biblioteca. O sal?rio m?ximo que conseguiu foi de R$ 800.

"Alguns postos de trabalho que s?o oferecidos n?o atendem ? qualifica??o que n?s temos. Claro que isso ? minoria, mas essas dados n?o s?o divulgados", argumenta.

Em constante pesquisa pela internet sobre vagas de emprego para pessoas com defici?ncia, Jaciara constata que s?o raras as oportunidades para os que t?m ampla forma??o. "Vagas para servi?os gerais voc? encontra muito. Mas quando o trabalho exige um pouco mais, essas vagas n?o existem."

Cadastros na AEPD

Em Juiz de Fora, estima-se que 14,5% da popula??o tenha alguma defici?ncia. O n?mero de cadastros na AEPD chega a 13 mil. Em 2008, cerca de 60 novos cadastros foram feitos. Nos 20 primeiros dias de 2009, o n?mero de pessoas com defici?ncia cadastradas subiu para 120, fato explicado pelo aumento na divulga??o do trabalho desenvolvido pela Assessoria.

"Al?m do aumento do n?mero de novos cadastros, tivemos tamb?m a mudan?a de perfil, com a inclus?o de pessoas com melhor forma??o escolar", conclui Wesley.

A AEPD fica na rua S?o Sebasti?o, 750, Centro. O telefone para contato ? o 3690-7799.