Quarta-feira, 17 de dezembro de 2008, atualizada ?s 18h32

Juiz de Fora ? a primeira cidade a participar do levantamento nacional sobre surdez incapacitante



Guilherme Ar?as
Rep?rter

Juiz de Fora inicia um trabalho in?dito no levantamento de informa?es sobre a preval?ncia de surdez incapacitante no Brasil. Nesta quarta-feira, 17 de dezembro, come?ou a pesquisa que pretende determinar a extens?o dos problemas relacionados aos transtornos auditivos em todo o pa?s.

A cidade foi escolhida para iniciar o projeto, que ter? na capital paulista o segundo grupo de estudo. A expectativa ? que entre 1.200 e 1.500 juizforanos de v?rias idades sejam avaliados na pesquisa. O objetivo ? fazer com que os resultados possam servir de base para pol?ticas p?blicas de sa?de auditiva, principalmente na preven??o de doen?as.

"N?s n?o temos dados nacionais que usem a mesma metodologia e compare v?rias cidades. Para esta pesquisa foi elaborado um protocolo comum que vai padronizar o tipo de informa??o que vamos obter em todo o territ?rio nacional", explica a coordenadora do programa, N?dia Raposo.

A identifica??o das causas de perda auditiva incapacitantes mais prevalentes acontece na pr?pria casa do paciente para que os fonoaudi?logos e otorrinolaringologistas avaliem se os ru?dos do ambiente dom?stico podem interferir na capacidade auditiva dos avaliados.

A surdez incapacitante ? causada por transtornos auditivos que impedem a pessoa de exercer alguma atividade do cotidiano. O projeto ? desenvolvido pela Organiza??o Mundial de Sa?de (OMS) e pela Universidade de S?o Paulo (USP) e conta com o apoio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).