Segunda-feira, 27 de setembro de 2007, atualizada às 16h15
Famílias e estudantes podem se cadastrar para receber vestibulandos da UFJF
Repórter
Os interessados em hospedar vestibulandos em suas casas podem se cadastrar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A lista será preenchida até final de outubro e depois fica disponível no site da instituição para que os candidatos possam ter uma alternativa além de pousadas e hotéis para ficar.
O cadastro feito pela universidade é uma forma de garantir conforto e boa recepção ao vestibulando. Na ficha de cadastro o proprietário do imóvel responde as perguntas que revelam a infraestrutura da casa, como se tem televisão, internet, faxineira, ventilador, escrivaninha, e se é perto do centro, entre outras questões.
Dependendo dos dados repassados, um assistente social da UFJF vai até o local para conferir se a casa oferece boa estrutura para os visitantes. Na própria ficha de cadastro, o proprietário informa qual deve ser o valor de diária que ele quer receber do aluno e ainda qual o tipo de alimentação vai oferecer ao estudante.
De acordo com a responsável pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE) da UFJF,
Denise Maria Ferreira, o valor da diária pode ser negociado
de acordo com oferta e procura. "Isso vai de acordo com o que for combinado
entre vestibulando e proprietário. No ano passado, todos os 67 imóveis cadastrados
foram ocupados. A demanda é muito grande"
, ressalta.
As pessoas que se cadastrarem ainda devem levar carteira de identidade do responsável pelo imóvel oferecido para hospedagem; conta de luz e telefone (duas últimas); identificação de outras pessoas da família que moram na residência e uma cópia da ficha cadastral preenchida no site até a Central de Atendimento da UFJF, no campus universitário.
Depois de finalizado o período de cadastro, o integrantes do CAE vão avaliar o dados e divulgam posteriormente no site da UFJF, o endereço e telefone do responsável pelas residências aprovadas para receber vestibulandos. Depois é só aguardar o contato dos estudantes e negociar o preço da hospedagem.