Quinta-feira, 13 de dezembro de 2007, atualizada ?s 12h24

UFJF oferece atendimento especial para 80 vestibulandos


Thiago Werneck
Rep?rter

Alguns candidatos do vestibular e PISM da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) v?o receber aten??o especial no dia das provas. Foram 80 estudantes entre portadores de defici?ncia visual, auditiva, gr?vidas de nove meses, diab?ticos, vestibulando com catapora, dislexia, hipoglicemia que pediram atendimento diferenciado para comiss?o organizadora das provas.

Foram 78 pedidos em Juiz de Fora, um em Vi?osa e outro em Belo Horizonte. A maioria deles foi feita por pessoas com defici?ncia visual. Nesse caso, o estudante conta com a ajuda de um ledor para fazer sua prova.

Depois deles, s?o os portadores de defici?ncia auditiva que v?o receber mais apoio. Eles v?o contar com ajuda de int?pretes de libra ou de fiscais que facilitem as t?cnicas de leitura labial para ouvirem orienta?es e possam esclarecer d?vidas.

No vestibular 2008, seis gestantes com nove meses de gravidez fazem a prova e tamb?m solicitaram atendimento especial. Em Juiz de Fora, esses vestibulandos v?o fazer os exames na Faculdade de Educa??o. Cada candidato que solicitou atendimento especial vai ter dispon?vel fiscal treinado para atender ?s sua especificidade.

O atendimento especial foi solicitado pelos pr?prios candidatos e encaminhados at? essa quarta-feira, dia 12 de dezembro. Caso haja algum vestibulando n?o tenha feita o pedido e necessite dessa aten??o, os coordenadores das ?reas de aplica??o de prova ficam com a responsabilidade de tomar a melhor medida poss?vel para ajud?-lo.

Por medida de seguran?a, ser? montada uma Central de Atendimento m?dico na Faculdade de Educa??o e haver? m?dicos no Instituto de Ci?ncias Biol?gicas, Faculdade de Odontologia, Col?gio T?cnico Universit?rio (CTU) e Unipac.