Sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009, atualizada às 19h

UFJF divulga segundo edital de reclassificação do Vestibular 2009

Clecius Campos
Repórter

Setenta e um candidatos foram convocados para efetuar matrícula em 28 cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A instituição divulgou na manhã desta sexta-feira, 13 de março, o segundo edital de reclassificação do Vestibular 2009. Os alunos convocados para matrícula devem comparecer na Central de Atendimento, que fica no campus da UFJF, na próxima quarta-feira, dia 18, das 14h às 16h, apresentando a documentação especificada no Manual do Candidato.

Segundo informações da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA), o curso que apresentou maior índice de desistência foi o bacharelado em Ciências Exatas, que convocou 15 inscritos no Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), não optantes pelo Sistema de Cotas da UFJF (Grupo C).

A maior incidência de vagas acontece entre candidatos que optaram por não participar do Sistema de Cotas. Segundo o coordenador de Assuntos e Registros Acadêmicos da UFJF, José Fonseca Marangon, a maioria dos candidatos do Grupo C são de fora da cidade e prestam vestibulares em outras instituições. "Por preferirem estudar mais próximos de casa, desistem das vagas", diz.

Foi divulgada ainda a lista dos estudantes que tiveram ingresso antecipado do segundo para o primeiro semestre letivo. Estes alunos também devem procurar a Central de Atendimento, a partir da próxima segunda-feira, dia 16, para receberem os comprovantes de matrícula e horários de aulas.

Início das aulas no IAD

Os estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design também vão começar o ano letivo na próxima segunda-feira, dia 16. De acordo com a diretora do Instituto de Artes e Design (IAD), Edna Rezende, a primeira semana de aulas começa com atividades de formação curricular, que marcam a inauguração do novo prédio do IAD. Estas serão convertidas em créditos extras para os acadêmicos. "Até o dia 20 de março, haverá conferências, workshops, concertos, exposições, lançamentos de livros e exibições de filmes importantes, para criar nos alunos referências culturais múltiplas. A presença dos estudantes do IAD é obrigatória", avisa.

De acordo com Edna, o atraso no início das aulas não vai prejudicar os alunos. "O calendário do primeiro semestre da UFJF tem 17 semanas letivas. No entanto, nossa grade curricular prevê atividades em 15 semanas. Não estamos atrasados."

Segundo Edna, o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design é um projeto pedagógico sem precedentes no Brasil, que vai contar com amplo repertório de formação extracurricular. "A ideia é esquecer aquele registro de que o aluno só aprende em sala de aula. Não é esse o método de ensino que o IAD quer oferecer", diz.

Acadêmicos de qualquer curso da UFJF podem participar das atividades programadas para a próxima semana. Clique e veja a programação completa.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.