Quarta-feira, 28 de maio de 2008, atualizada às 10h39

Prazo para inscrição no Enem foi prorrogado por motivo operacional



Renata Solano
*Colaboração

Alunos que ainda não fizeram a inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) vão ter mais tempo para confirmar sua participação. O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para sexta-feira, dia 13 de junho.

Segundo a assessoria do Inep, o motivo do adiamento é operacional, para dar um tempo maior para que todos os interessados efetuem suas inscrições. O exame é voluntário e podem participar os concluintes do ensino médio em 2008 ou aqueles que já tenham concluído em anos anteriores. Na edição de 2007, foram três milhões de brasileiros inscritos.

Os estudantes da rede pública podem efetuar as inscrições nos Correios ou via internet, no site de Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Quem se inscrever pelos Correios deve levar o formulário adquirido na própria escola, preenchido e acompanhado de um documento original de identificação com fotografia.

Para a rede estadual a inscrição é gratuita, desde que os alunos utilizem o formulário distribuído na escola. Alunos da rede privada pagam uma taxa de R$ 35** e a inscrição deve ser feita através da internet. Os que não têm condições de pagar a taxa devem preencher uma declaração de carência, no verso da ficha de inscrição.

Até segunda-feira, dia 18 de agosto, o aluno vai receber o cartão de confirmação com a hora, data e local da prova. Caso contrário, o estudante deve procurar uma agência dos Correios ou acessar a página do Inep para consultar a escola em que vai fazer o exame.

O exame vai ser aplicado no domingo, 31 de agosto, às 13 horas. A prova conta com 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação. O estudante vai ter cinco horas para a realização da prova. O estudante vai receber em casa, a partir da segunda quinzena de novembro, o boletim individual de resultados.

* Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF

** Valor informado em maio de 2008

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.