• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Projeto leva alunos da rede pública de ensino ao circo Iniciativa espera reunir mil crianças em cada apresentação e
    contribuir para a inclusão social e incentivo à cultura


    Patrícia Rossini
    *Colaboração
    19/03/2009

    A manhã desta quarta-feira, dia 18 de março, foi de muita alegria para os 957 alunos da rede pública de ensino que assistiram a uma apresentação gratuita do circo que está na cidade. Mais um espetáculo, marcado para as 14h, completa o segundo dia do projeto A Escola vai ao Circo, da Funalfa. A iniciativa ainda conta com apresentações nos dias 19, 24, 25 e 26 de março, sempre às 9h e às 14h. A ação antecipa as comemorações do Dia Nacional do Circo, celebrado no próximo dia 27. A expectativa é de receber cerca de mil alunos por espetáculo.

    De acordo com o gerente do circo, Arthur Aires, essa parceria com as prefeituras municipais acontece há mais de cinco anos e já foi reconhecida pelo governo federal, através do Prêmio Carequinha, do Ministério da Cultura. "Fazemos esse trabalho social em todas as cidades que passamos há mais de cinco anos. Cedemos um número de ingressos gratuitos para a prefeitura distribuir nas comunidades carentes e, em contrapartida, o município cede o espaço para a montagem do circo. Em 2008, essa iniciativa foi reconhecida e premiada pelo governo federal."

    Foto de alunos no circo Foto de alunos no circo

    Segundo ele, a resposta do público está sendo muito positiva. "Os alunos entram na brincadeira e vibram muito. Acredito que a atração que mais empolga o público é a apresentação da macaca Catarina."

    A expectativa do gerente é confirmada pelas alunas do sexto ano do Colégio de Aplicação João XXIII, Alexia Rodrigues Medeiros e Isabela Silva Soares. Questionadas sobre a atração que gostariam de ver, as estudantes revelaram a preferência pelo número da macaca, uma das estrelas do circo.

    Incentivo cultural

    Os professores e responsáveis pelas escolas participantes acompanharam atentamente a vibração das crianças, que, segundo eles, começou muito antes do início do espetáculo. "Os alunos estavam eufóricos, aguardavam com grande expectativa esse momento. Para muitos, é o primeiro contato com a arte e a cultura circense", afirma a professora Rosa das Graças Nunes, da Escola Municipal Doutor Ademar Rezende de Andrade, do bairro São Pedro.

    Ela comemora a oportunidade dada aos estudantes e garante que vai conversar sobre a experiência na sala de aula. "É muito importante que os estudantes da rede pública ampliem seus horizontes através do incentivo cultural. Muitos não teriam acesso a essa apresentação se não fosse de graça, porque não têm dinheiro para o ingresso ou para o ônibus. Na próxima aula, vou conversar com os alunos sobre o espetáculo."

    Foto de alunos no circo Foto de alunos no circo

    As pedagogas Marlene Zaparoli e Maria Filomena Lara Francischetti, do Centro de Educação do Menor (CEM), acreditam que o projeto colabora para o trabalho de inclusão social. Maria Filomena destaca a importância do contato com a cultura do circo para a formação dos alunos. "Trouxemos alunos a partir dos 12 anos, o grupo que participa da oficina de teatro e a turma de educação especial. Para algumas crianças, essa é uma oportunidade única para compartilhar as descobertas vividas nesse espetáculo. Infelizmente, muitas não têm dinheiro para bancar um programa cultural como esse."

    Oficina de Circo

    Nos dias 20 e 27 de março, a Funalfa realiza uma oficina gratuita com os artistas do Circo, com o objetivo de incentivar a prática da arte circence e promover o contato com as técnicas de palhaço, malabarismo, trapézio, tecido e lira.

    As inscrições são gratuitas e estão abertas para qualquer pessoa acima de 16 anos. Os interessados nas oficinas e no agendamento para visita escolar gratuita podem se inscrever no Departamento de Cultura da Funalfa, pelo telefone 3690-7036.

    * Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

    Os textos são revisados por Madalena Fernandes

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.