Quinta-feira, 28 de janeiro de 2009, atualizada às 13h

Resultados do Enem já estão disponíveis

Da Redação

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser consultados na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Para acessar as notas os candidatos devem ter em mãos o CPF e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou tendo o número de inscrição ao exame, mais a senha. Os estudantes recebem quatro médias diferentes, uma por cada área avaliada no exame, todas já devidamente calculadas na metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Também está disponível a média na redação.

A partir desta quinta-feira, 29 de janeiro, os participantes do Enem poderão disputar uma das 47,9 mil vagas de 49 universidades e institutos federais que adotaram a prova como fase única de seleção. O processo será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em três chamadas.

Até o dia 3 de fevereiro, o aluno acessa o site Sisu, insere o número de inscrição do Enem e seleciona o curso e a instituição em que pretende estudar. As vagas serão distribuídas de acordo com as melhores notas do exame. O participante poderá mudar de opção de curso e de instituição de ensino, mas a escolha anterior deixa de valer.

Em 5 de fevereiro sai o resultado da primeira etapa e os estudantes que forem aprovados terão o período de 8 a 12 de fevereiro para fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados. No dia 15 de fevereiro, começam as inscrições da segunda etapa para preencher as vagas que não foram ocupadas.

O Enem 2009 foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro e avaliou quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, mais a redação. Em Juiz de Fora, mais de 16 mil candidatos fizeram a prova.

Universidade Federal de Juiz de Fora

Os vestibulandos que pleiteiam uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora puderam optar, no ato da inscrição, pela possibilidade de substituição da nota da primeira fase do processo seletivo pelo resultado do Enem. Dos 16.117 inscritos no vestibular, 13.907 (86,25%) poderão usar a nota do Enem, caso esta seja maior, para compor os 50% de sua nota final. Os 50% restantes são compostos pela nota da segunda etapa do concurso (provas discursivas).

A expectativa da instituição é de que o arquivo eletrônico com as notas chegue o mais rápido possível, para que possa utilizar o Enem como critério de seleção. Conforme o edital, isso tem que ocorrer até 8 de fevereiro. De posse das notas do Enem e das notas da primeira fase do vestibular, a UFJF divulgará no dia 11 de fevereiro a relação de candidatos que foram classificados para a segunda fase (já realizada pelos vestibulandos em dezembro). A relação é de três candidatos para cada vaga disponível no curso. No dia 1º de março saem as notas da segunda etapa e as do Pism III. No dia 8 de março, o resultado final.

Outras instituições em Minas Gerais

Além da UFJF, as universidades federais de Uberlândia (UFU) e de Ouro Preto (Ufop) também vão utilizar o exame para substituir a primeira fase dos vestibulares. Já nas universidades federais dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri (UFVJM), de Alfenas (Unifal), de Itajubá (Unifei), de Lavras (Ufla) e de São João del-Rei (UFSJ), o Enem será usado como fase única no processo seletivo.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes