Quarta-feira, 27 de janeiro de 2010, atualizada às 17h48

Candidatos poderão fazer cálculo para equiparar notas do Enem e do vestibular da UFJF

Clecius Campos
Repórter

Os candidatos ao Vestibular 2010 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) poderão fazer o cálculo para equiparar as notas da primeira fase do concurso à pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será publicada nesta sexta-feira, 29 de janeiro, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

De acordo com nota publicada pela Diretoria de Comunicação da universidade, o cálculo é necessário, pois a prova do Enem possui um total de 180 questões corrigidas através da Teoria de Resposta ao Item e a da primeira etapa do Vestibular, 50 questões, valendo dois pontos cada, totalizando 100 pontos possíveis.

Para fazer a conta, o aluno precisará ter em mãos cada uma das notas obtidas nas quatro matrizes e habilidades do Enem e também a nota na primeira fase do vestibular, que pode ser obtida com a conferência do gabarito, já divulgado no site da UFJF.

O primeiro passo é calcular a Nota equiparada do Enem. O candidato deverá somar as notas nas quatro matrizes e habilidades e dividi-la pelo Fator x. O Fator x é o resultado da divisão do número máximo de pontos do Enem — que deverá ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), na próxima semana — por 100. Por exemplo, se o número máximo de pontos do Enem for igual a 800, o Fator x valerá 8.

Já o cálculo da Nota equiparada da UFJF é mais simples. Basta multiplicar a nota obtida na primeira fase do Vestibular da UFJF por dois. Abaixo, estão as contas em linguagem matemática.

Confira as contas

Quase 14 mil candidatos ao vestibular da UFJF optaram pela possibilidade de substituição da nota da primeira fase do processo seletivo pelo resultado do Enem. No entanto, a troca só será permitida pela instituição caso o arquivo eletrônico com as notas dos candidatos ao Enem e à UFJF seja transmitido à universidade até 8 de fevereiro. A expectativa da instituição é que as notas cheguem o mais rápido possível.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes