Quinta-feira, 24 de junho de 2010, atualizada às 19h30

Professores da rede municipal veem avanço nas negociações com a PJF

Aline Furtado
Repórter

Em assembleia realizada nesta quinta-feira, 24 de junho,  professores da rede municipal de ensino de Juiz de Fora avaliaram que houve avanço nas negociações com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).

De acordo com o presidente do Sindicato dos Professores (Sinpro), Flávio Bitarello, os resultados das reuniões com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH) e a Secretaria de Educação (SE) estão sendo positivos, já que contemplam segmentos distintos da área de educação. "Estamos conseguindo atender a demandas antigas de professores, diretores, coordenadores e secretários."

Na reunião entre o Sinpro, a SARH e a SE realizada na última quarta-feira, dia 23, ficou acordado que será concedido o reajuste referente à Ajuda de Custo para Valorização do Magistério (ACVM), que era de R$ 580 e passa para R$ 630. Outro ganho, segundo Bitarello, diz respeito à paridade entre docentes contratados com nível superior e efetivos. "Há garantia de equiparação salarial a partir de 2011."

Além disso, a PJF se comprometeu em apresentar, no mês de agosto, propostas para valorização dos coordenadores pedagógicos, dos diretores e vice-diretores e dos secretários escolares, que lutam há mais de dez anos pelo plano de carreira. O percentual de 5% referente à remuneração pedagógica deverá ser da seguinte forma: 2% em setembro, 1% em dezembro e em 2% março.

As negociações de pauta específica da categoria prosseguem nos próximos dias, mas nova assembleia dos professores será realizada em agosto, já que os trabalhadores entram em período de férias letivas no mês de julho.