Sexta-feira, 09 de janeiro de 2008, atualizada ?s 16h33

Hemominas tem baixa no estoque depois do Carnaval. Expectativa ? que a doa??o de sangue aumente com os trotes solid?rios


Thiago Werneck
Rep?rter

Depois de cinco dias sem funcionar, o Hemominas est? com um estoque de sangue muito baixo, porque cerca de 500 bolsas foram utilizadas durante o carnaval. A demanda s? ficou completa porque a doa??o antes do feriado foi maior, gra?as as campanhas de mobiliza??o do instituto.

A expectativa da funcion?ria do setor de capacita??o de doadores, Ana Elisa Alvim ? de que a solidariedade dos futuros estudantes universit?rios possa fazer a diferen?a nas pr?ximas semanas. "Al?m da solidariedade geral da popula??o a gente conta muito com a mobiliza??o dos jovens que v?o entrar nas faculdades em fevereiro e mar?o".

O otimismo acontece porque o trote solid?rio est? cada vez mais popular. "Aumenta o n?mero de estudantes doam sangue, se inscrevem no banco de doa??o de medulas, sempre no in?cio dos cursos. Qualquer grupos de estudantes que queira pelo menos conhecer o Hemominas deve entrar em contato com a gente", diz Ana Elisa.

Para agilizar a doa??o a ida ao Hemominas pode ser agenda por telefone. De acordo com Ana, o agendamento n?o ? obrigat?rio. "Esse ? um diferencial que a gente oferece, j? que as pessoas que agendam t?m prioridade no atendimento. Quem quiser ? s? ligar para o telefone (32) 3216-3000".

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos, mais de 50 kg, n?o ter tido hepatite depois dos dez anos, estar saud?vel e levar documento de identifica??o com foto. O Hemominas atende entre 7h e 18h, na esquina da Avenida Rio Branco com rua Bar?o de Cataguases.