Quarta-feira, 2 de abril de 2008, atualizada ?s 11h50

Pr?mio visa incentivar a leitura em todo o Brasil. Ser?o R$ 90 mil distribu?dos entre os vencedores



Marinella Souza
Colabora??o*

Escolas, bibliotecas e institui?es t?m at? o dia 08 de julho para se inscreverem na 3? edi??o do Pr?mio Vivaleitura. O pr?mio que tem como objetivo democratizar o acesso ? leitura e apoiar a cria??o e a produ??o de pe?as liter?rias. Em 2008, ser?o R$ 90 mil a serem distribu?dos entre os vencedores de tr?s categorias diferentes (veja box).

O pr?mio ? uma iniciativa do Minist?rio da Educa??o (MEC), do Minist?rio da Cultura (MinC) e da Organiza??o dos Estados Ibero - Americanos para a Educa??o, ente outras entidades e faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Entre os crit?rios de avalia??o est?o a originalidade do trabalho, o impacto na constru??o da cidadania, os recursos utilizados, a pertin?ncia e abrang?ncia da a??o na comunidade, dura??o e resultados alcan?ados.

Para M?nica Messenberg, diretora de rela?es institucionais da empresa respons?vel pelo patroc?nio e execu??o do projeto, o pr?mio tem grande import?ncia para o pa?s, uma vez que valoriza e promove as a?es em prol da educa??o do pais. "Essa ? uma oportunidade de reconhecer quem trabalha para a melhora da leitura, que ? fundamental para a educa??o. Nosso objetivo ? promover e divulgar o trabalho daqueles que buscam formas de melhorar a qualidade do ensino do pa?s".

Segundo M?nica, o pr?mio recebe projetos surpreendentes. "Grandes id?ias surgem de onde menos esperamos. Em uma das edi?es anteriores, um peixeiro ganhou o pr?mio na categoria destinada ? pessoas f?sicas porque ele tinha um projeto que incentivava a leitura. ? muito bonito" .

Os interessados, devem se inscrever pelo site do pr?mio ou atrav?s de carta registrada, com aviso de recebimento para o endere?o: Pr?mio Vivaleitura - caixa postal 71.037-7 cep: 03410-970, S?o Paulo (SP). A assessoria do pr?mio informa que qualquer pessoa pode participar e que as vagas s?o ilimitadas. Ser?o selecionados cinco finalistas de cada categoria e um deles ser? o vencedor.

Categorias do Pr?mio Vivaleitura:

  • Categoria 1: bibliotecas p?blicas, privadas e comunit?rias
  • Categoria 2: escolas p?blicas e privadas
  • Categoria 3: pessoas f?sicas, universidades e institui?es
  • *Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF