• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Quarta-feira, 2 de abril de 2008, atualizada às 11h50

    Prêmio visa incentivar a leitura em todo o Brasil. Serão R$ 90 mil distribuídos entre os vencedores



    Marinella Souza
    Colaboração*

    Escolas, bibliotecas e instituições têm até o dia 08 de julho para se inscreverem na 3ª edição do Prêmio Vivaleitura. O prêmio que tem como objetivo democratizar o acesso à leitura e apoiar a criação e a produção de peças literárias. Em 2008, serão R$ 90 mil a serem distribuídos entre os vencedores de três categorias diferentes (veja box).

    O prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero - Americanos para a Educação, ente outras entidades e faz parte do Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). Entre os critérios de avaliação estão a originalidade do trabalho, o impacto na construção da cidadania, os recursos utilizados, a pertinência e abrangência da ação na comunidade, duração e resultados alcançados.

    Para Mônica Messenberg, diretora de relações institucionais da empresa responsável pelo patrocínio e execução do projeto, o prêmio tem grande importância para o país, uma vez que valoriza e promove as ações em prol da educação do pais. "Essa é uma oportunidade de reconhecer quem trabalha para a melhora da leitura, que é fundamental para a educação. Nosso objetivo é promover e divulgar o trabalho daqueles que buscam formas de melhorar a qualidade do ensino do país".

    Segundo Mônica, o prêmio recebe projetos surpreendentes. "Grandes idéias surgem de onde menos esperamos. Em uma das edições anteriores, um peixeiro ganhou o prêmio na categoria destinada à pessoas físicas porque ele tinha um projeto que incentivava a leitura. É muito bonito" .

    Os interessados, devem se inscrever pelo site do prêmio ou através de carta registrada, com aviso de recebimento para o endereço: Prêmio Vivaleitura - caixa postal 71.037-7 cep: 03410-970, São Paulo (SP). A assessoria do prêmio informa que qualquer pessoa pode participar e que as vagas são ilimitadas. Serão selecionados cinco finalistas de cada categoria e um deles será o vencedor.

    Categorias do Prêmio Vivaleitura:

  • Categoria 1: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias
  • Categoria 2: escolas públicas e privadas
  • Categoria 3: pessoas físicas, universidades e instituições
  • *Marinella Souza é estudante de Comunicação na UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.