Quarta-feira, 27 de maio de 2009, atualizada às 13h20

Sport e Tupi se reencontram após 21 anos. Partida marca aniversário de Juiz de Fora

Patrícia Rossini
*Colaboração

No próximo domingo, dia 31 de maio, o torcedor juizforano vai poder comemorar o aniversário da cidade num jogo especial no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Após quase 21 anos do último encontro, que ocorreu na inauguração do estádio,em 31 de outubro de 1988, Sport e Tupi voltam a se enfrentar no futebol profissional.

A partida, idealizada pela Liga de Futebol de Juiz de Fora em parceria com a Prefeitura Municipal, será beneficente. A entrada é gratuita, basta trocar um litro de leite ou um quilo de alimento não perecível (exceto sal e fubá) pelo ingresso na bilheteria do Mário Helênio ou nos próprios clubes.

"Quando se trata de um jogo profissional, é preciso seguir as regras de segurança previstas no estatuto do torcedor. Por isso, é necessário trocar o donativo pelo ingresso para que seja possível o controle da bilheteria", justifica o presidente da liga, Ricardo Wagner. Segundo ele, cada clube poderá escolher uma ou mais instituições beneficentes para receber as doações.

Reencontro

O embate entre o Verdão, que retornou ao futebol profissional em 2009, e o Tupi representa uma boa oportunidade para a torcida conhecer os times que representarão Juiz de Fora nas competições estaduais e nacionais. "Tivemos a iniciativa porque acreditamos que o juizforano precisa ser mais bairrista, conhecer e valorizar o que tem na cidade. Teremos dois clubes levando o nome de Juiz de Fora - o Tupi, na série D do Brasileiro, e o Sport, no módulo dois do Campeonato Mineiro. É importante que a torcida acredite no futebol local", completa Wagner.

Ele ressalta a relevância de atrair o olhar dos investidores para as equipes da cidade. "Os times precisam de patrocínio e apoio. Os empresários precisam apostar no que temos de bom." Já em relação ao resultado da partida, o presidente não dá palpite, mas atribui o favoritismo ao Tupi. "É um time com mais experiência, embora, no último jogo, o Sport tenha vencido por 2 a 0."

O técnico do Carijó, Léo Condé, reitera a expectativa de um bom resultado, mas lembra que o grupo está iniciando a preparação para a Série D com muitas novidades no elenco. "Ainda estamos conhecendo os atletas e buscando um grupo ideal. Ainda não há equipe titular definida, o jogo serve para apresentar os novos jogadores ao torcedor."

Já o técnico do Sport, Renato Evangelista dos Santos, afirma que o encontro representa um momento de festa. "Além do aniversário de Juiz de Fora, comemoramos os 97 anos do Tupi. Eu já joguei no alvinegro e tenho muitos amigos no clube, os quais pretendo rever neste domingo."

Questionado sobre a preparação da equipe, Renato esclarece que a prioridade é o jogo que disputa no sábado por um campeonato regional. Ele acredita que os atletas estão preparados para encarar as duas partidas em menos de 24 horas. "O time está muito acertado, estamos invictos no torneio da região. Pretendo manter o grupo concentrado no hotel depois do jogo de sábado para que eles possam descansar para domingo."

Fique por dentro

No domingo, dia 31, os portões do Estádio Municipal serão abertos às 9h15 e haverá uma partida preliminar às 9h30 entre o Nagóia Atlético Clube e o Sport Club Real Milho Branco, com duração de 60 minutos.O vencedor leva a Taça Cidade Juiz de Fora/Versão Amadora.

O jogo entre Tupi e Sport está marcado para as 11h e o vencedor será premiado com a Taça Juiz de Fora 159 anos. O acesso será pelos portões principais e pelo portão do Dom Orione. A torcida do Sport terá entrada preferencial pela rampa esquerda do estádio.

Seis agentes de trânsito e dois agentes de transporte controlarão o tráfego no entorno. Os bombeiros estarão presentes com uma unidade de resgate e a segurança será feita por 30 policiais militares e oito guardas municipais. A PM também contará com o apoio da 99ª Companhia, do bairro São Pedro.

Os ônibus especiais começam a circular a partir de 8h30, com saída nos pontos da avenida Independência, próximo ao Procon. O número de veículos ainda não foi divulgado pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra).

*Patrícia Rossini é estudante de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes