Segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 10h20

Tupi garante o empate suado contra o Atl?tico

Guilherme Ar?as
Rep?rter
Madalena Fernandes
Revis?o

Somando mais um ponto na classifica??o do Campeonato Mineiro, o Tupi demonstrou ra?a ao empatar por 2 a 2 com o Atl?tico, no Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, no ?ltimo s?bado, 31 de janeiro. O empate teve gosto de vit?ria para o time de Santa Terezinha ap?s a virada carij?, em um jogo que testou o cora??o dos 6.207 torcedores presentes.

O galo da capital saiu na frente e abriu dois gols de vantagem. Mas no final do primeiro tempo, o Tupi anunciou a rea??o, que viria por completo na segunda etapa. Pelo lado atleticano, o atacante Diego Tardelli garantiu o marcador para a equipe da capital. Os respons?veis pelo empate do Tupi foram o volante Daniel e o atacante Ademilson.

Para o t?cnico Emerson Le?o, o empate n?o foi o placar mais vantajoso para o Atl?tico. J? para o treinador carij?, o peso do advers?rio e a vantagem do time da capital logo no primeiro tempo, fizeram o 2 a 2 menos amargo. "Quem criou as melhores oportunidades para decidir o jogo foi o Atl?tico", disse Jos? Carlos Amaral.

Antes do intervalo, o t?cnico trocou os laterais da equipe. Jaiminho e Beto sa?ram para a entrada de Rafael, na direita, e Michel, na esquerda. Michel seria o substituto de L?o Salino, afastado do jogo pela expuls?o na primeira partida, contra o Social.

"O gol no final do primeiro tempo deu um ?nimo a mais. No intervalo o Amaral acertou o time e falou o que estava certo e o que estava errado. Ele pediu um pouco mais de vontade, a mesma determina??o que n?s tivemos l? em Coronel Fabriciano. O time obedeceu e empatamos com o Atl?tico", lembra o goleiro Alan Faria, considerado o melhor em campo.

Sobre as cr?ticas da torcida ao colocar o rec?m-chegado lateral Beto no lugar de Michel, Amaral comparou a situa??o com a decis?o tomada pelo t?cnico Zagallo no final da Copa de 98, quando escalou Ronaldo Fen?meno mesmo ap?s os problemas de sa?de do atleta na concentra??o.

"O Michel n?o ? lateral. Ele ? meia ofensivo e pela boa vontade, pela necessidade de ajuda aos companheiros e a for?a interior, ele est? virando lateral. Mas n?s contratamos um lateral experiente e de ?tima qualidade, que ? o Beto. As laterais do Atl?tico s?o fortes. Se eu deixo o Beto no banco, coloco o Michel e ele vai mal, as pessoas v?o reclamar que contratamos um lateral e deixamos ele no banco. Eu tinha que tomar uma decis?o", explicou o treinador.

Com o empate, o Tupi somou mais um ponto no Campeonato Mineiro e ocupa a oitava coloca??o, com dois pontos. O l?der do campeonato ? o Cruzeiro, que venceu o Social por 5 a 0 no domingo.

O pr?ximo desafio do galo carij? ? contra o Guarani, dia 8 de fevereiro, ?s 16 h, no Fari?o, em Divin?polis.

Ficha t?cnica da partida

Data: 31 de janeiro 2009

Local: Est?dio Municipal Radialista M?rio Hel?nio, Juiz de Fora - MG

Juiz: Ricardo Marques Ribeiro

Cart?es: Amarelos - Leandro Almeida, Carlos Alberto, J?nior Carioca e Renan (Atl?tico)

Gols: Daniel aos 44?1?T e Ademilson aos 25?2?T (Tupi); Diego Tardelli aos 9? e aos 15?1?T (Atl?tico)

Tupi: 1-Alan Faria, 2-Jaiminho (15-Rafael aos 31?1?T), 3-Reginaldo, 4-Rodrig?o, 5-Bruno Barros, 6-Beto (16-Michel aos 32?1?T), 7-Marcel, 8-Daniel (14-Robson aos 38?2?T), 9-Ademilson, 10-Hugo e 11-M?rcio Carioca.
T?cnico: Jos? Carlos Amaral

Atl?tico: 1-Juninho, 2-Sheslon, 3-Welton Felipe, 4-Leandro Almeida, 5-Renan, 6-J?nior, 7-Carlos Alberto, 8-M?rcio Ara?jo (15-J?nior Carioca aos 26?2?T), 9-Diego Tardelli, 10-Lopes (17-Tcho no intervalo) e 11-?der Luis (18-Raphael Aguiar).
T?cnico: Emerson Le?o