Rally Para quem tem esp?rito aventureiro e gosta de desafios

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
11/04/2007

Se voc? tem esp?rito aventureiro, gosta de encarar desafios sem saber o que vem pela frente, continue a diante. Se ? f? de velocidade, tem sangue frio e muita adrenalina, corre por suas veias um esporte: o Rally.

Lama, terra, estrada em parceria com a natureza desafiando limites e superando obst?culos. Esse esporte que tem como a prova mais conhecida o Rally Paris - Dacar, tamb?m acontece em Juiz de Fora e regi?o, locais onde est?o presentes nomes importantes do cen?rio nacional.

? como afirma Francisco Santos, mais conhecido como Kiko Santos, 36 anos, que pratica o esporte a quase 20 anos. "Em Juiz de Fora est?o os melhores navegadores do Brasil", conta ele que atualmente participa como organizador de diversas provas.

O que ? o rally

O Rally ? uma competi??o automobil?stica que pode acontecer em qualquer tipo de terreno. ? dividido em Rally de velocidade ou cross country, como informa Kiko, e regularidade e acontece em duplas, com piloto e navegador. "Tem que ter sangue frio e racioc?nio r?pido. Essas s?o caracter?sticas essenciais", afirma.

No rally cross country, a luta ? contra o tempo. O objetivo ? chegar em primeiro como na maioria das provas de automobilismo. O de regularidade possui uma caracter?stica que o diferencia. A altern?ncia de velocidade ? constante, acelerar muito nem sempre ? o melhor caminho e fazer o menor tempo n?o significa vencer.

Isso porque em uma etapa, v?rios pontos de controle (PC) onde o carro da dupla tem que passar em um exato momento j? est?o pr?-definidos. Um d?cimo mais r?pido ou mais lento significa perda de pontos e quem perder menos, ? o vencedor.

A avalia??o se d? atrav?s dos postos de cronometragem que ficam colocados em pontos espec?ficos do percurso. "No regularidade quem manda mais ? o navegador. Ele controla o tempo, a velocidade, o itiner?rio do carro, mas tamb?m sempre leva a culpa caso n?o d? certo", brinca Kiko.

Receita para a vit?ria

Para conquistar a vit?ria, n?o somente um bom ve?culo ou equipamentos de qualidade s?o as receitas do sucesso. Uma perfeita sintonia da dupla, piloto e navegador, talvez seja o principal caminho para a vit?ria. "?s vezes, s? d? tempo de um olhar, e temos que entender. O respeito, calma e principalmente confian?a entre a dupla s?o essenciais. J? vi piloto e navegador sa?rem no tapa", comenta.

Para dificultar um pouco mais e aumentar a tens?o dos competidores, a planilha da prova, que consta a dist?ncia, o caminho e a m?dia de velocidade a serem seguidos, s? ? fornecida minutos antes da prova. "A planilha ? dada pouco antes da largada. Em hip?tese alguma voc? sabe o percurso antes. Temos ainda que digitar todas as informa?es para o nosso computador, aferir o carro de acordo com a prova", diz Kiko.

A paix?o pelo esporte acompanha o competidor no dia a dia. "Trabalho com carro, vivo isso 24 horas por dia. ? o esporte que eu mais me identifiquei, n?o conseguiria fazer outra coisa na vida". Mas o percurso do esporte no pa?s n?o tem tido vida f?cil. "Infelizmente no Brasil, o automobilismo ? um esporte elitizado, caro, dif?cil de conseguir patrocinador. Estar presente na m?dia ? sempre dif?cil", lamenta.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF.