Quarta-feira, 18 de novembro de 2009, atualizada às 18h20

Rally Universitário agita a cidade no próximo domingo

Aline Furtado
Repórter

Juiz de Fora recebe o Rally Universitário Fiat no próximo domingo, 22 de novembro. Os interessados em participar da prova não precisam ter experiência. De acordo com o diretor geral do evento, Eduardo Regal, a intenção é que o rally sirva como porta de entrada para o mundo off-road, dando oportunidade a pessoas que nunca tiveram contato com competições dessa natureza.

As inscrições podem ser feitas até o próximo sábado, dia 21, e o participante deve doar quatro latas de leite em pó e um brinquedo. A arrecadação será entregue à Fundação Ricardo Moysés Júnior. Cada veículo poderá contar com um piloto, um navegar e um "zequinha", termo usado para designar o carona.

O rally, aberto a todas as marcas e modelos de carros, será dividido nas categorias Universitário (veículo com pelo menos um aluno do ensino superior), Turismo (para participantes que não fazem curso superior) e Tour Adventure (carros da linha Adventure).

A prova é de regularidade, ou seja, não é a velocidade nem é a potência que definem os vencedores. As trilhas do rally não têm caráter radical e o percurso deverá ter cerca de 130 quilômetros. Parte da prova é realizada em estrada de terra e parte em asfalto. Regal ressalta que o evento tem caráter educativo, além do cunho social. "Visamos à educação no trânsito. Durante todo o percurso, há blitze com intenção de fiscalizar o uso do cinto de segurança, do celular, além do consumo de bebida alcoólica."

A largada está prevista para as 9h31, na avenida Brasil, 7.345, bairro São Dimas. No sábado, à tarde, os participantes receberão o kit competidor, contendo adesivos e camisas. "Haverá um espaço para customização das camisas, com disponibilização de linhas, botões e tecidos. Ainda no sábado, às 18h, os inscritos participam de uma oficina de navegação gratuita. Serão repassados às equipes macetes usados em planilhas de navegação."

Serão premiados os cinco primeiros colocados em cada categoria. Além disso, será premiado o destaque entre as equipes femininas na categoria Universitário. Os vencedores receberão brindes e troféus.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes