Terça-feira, 9 de março de 2010, atualizada às 11h

Juizforanos irão disputar o Campeonato Estadual de Badminton. Competição abre portas para o Nacional e Pan-Americano Júnior

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Nos próximos dias 20 e 21 de março, sete atletas juniores irão representar Juiz de Fora na 1ª etapa do Campeonato Estadual de Badminton, no Rio de Janeiro. Os competidores integram as categorias simples e dupla, nos níveis sub-19, sub-17 e sub-13. No final da competição, quatro jogadores individuais e duas duplas serão classificados para o Campeonato Nacional, realizado nos dias 2, 3 e 4 de abril. Alcançando bons resultados, o próximo passo é o Pan-Americano Júnior, que ocorre em julho, na República Dominicana, na América Central.

Para o técnico Daiverson Ferrari, que treina praticantes de Badminton no Sport Club há um ano e meio, a expectativa quanto à classificação dos atletas para a seletiva nacional é grande. "Hoje, o nível técnico dos jogadores do Rio de Janeiro é melhor do que o dos de Minas. A maioria dos atletas enviados participam da primeira competição, mas o desempenho deles é alto. A medalha e o índice nacional são uma realidade muito próxima", destaca. Pela experiência - o técnico é esportista profissional desde 2005 - e pelo conhecimento dos jogadores, Ferrari aposta que 90% dos jovens irão se classificar para o Nacional.

A principal aposta da comitiva é Bernardo Pimentel, que disputa na categoria sub-17. Ele ocupa o primeiro posto no ranking estadual. Para o próximo ano, Ferrari tentará trazer a etapa estadual para Juiz de Fora. Assim os atletas poderão participar da seleção em Minas Gerais, evitando o desgaste físico de viagens para o interior do Estado.

Aulas

Para os interessados em aprender o esporte que mistura peteca com tênis, Ferrari ministra aulas para turmas iniciantes e equipes, somente como prática de atividade física. O atleta pretende, para o futuro, começar a realizar as aulas com o público da terceira idade.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes