• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Fonoaudiologia, mais que um profissional da fala

    Ana Maria Reis
    05/03/2001

    O Fonoaudiólogo é um profissional atuante em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição. O aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz também fazem parte do imenso leque de opções de mercado nesta área profissional.

    Formação do profissional
    Através da terapia de familiares e contato com profissionais desta área, fui despertada por esta nova área da ciência médica, fala a estudante de fonoaudiologia Daniele Saber, 21. Ela crê na potencialidade do profissioanal que, cada vez mais, deixa consultórios particulares para trabalhar diretamente com a comunidade - clínicas, hospitais, UBS´s, instituições filantrópicas e em consultórios médicos, dentários e de psicologia, em prol de um conceito interdisciplinar de tratamento.

    Os primeiros semestres do curso de Fonoaudiologia restringem-se às disciplinas amplas, como Lingüística, Física Acústica, Fisiologia, Histologia, Anatomia, Genética, Psicologia e Neurologia. Ainda, no primeiro semestre, dentro da disciplina Introdução à Fonoaudiologia, o estudante toma conhecimento dos trabalhos do Conselho Federal de Fonoaudiologia e os regioanais. A partir do segundo ano da faculdae, as ementas tornam-se mais específicas.

    Especialização
    Após graduar-se o profissional procura especializar-se em pelo menos uma área da Fonoaudiologia. São elas:

    • Voz - trata das patologias e estética da voz
    • Audiologia - especializa-se em exames audiométricos
    • Linguagem - trata de distúrbios relacionados, como as afazias, e distúrbios de aprendizagem de leitura e escrita
    • Motricidade Oral - trata de distúrbios oromiofuncionais, como a alteração da fala, articulações temperomandibulares e musculaturas após cirurgias ortognáticas.
    A especialização é cursada em 2 anos e em uma instituição aprovada pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Em Juiz de Fora, ainda não existe especialização na área.

    Mercado em crescimento, mas pouco maduro
    A estudante de Fonoaudiologia Daniele Saber é um exemplo de que a “pedagogia” dentro da Fono está mudando. Ela é uma dos futuros profissionais a se interessar pelos tratamento interdisciplinares em CTI´s, enfermarias e neonatologias, e em consultórios médicos conjugados, atuando com especialistas da psiquê ou otorrinolaringologista.

    "Hoje é o fonoaudiólogo que acompanha o recém nascido nas primeiras sucções do leite materno em berçários de alto risco", comemora a estudante do 2º período da faculdade de Fono, Daniele Saber.

    Histórico
    Nos anos 70, tiveram início os movimentos pelo reconhecimento dos cursos que já existiam em São Paulo (Universidade de São Paulo, desde 1961, vinculado à Clínica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 1962) e da profissão, propriamente dita. Foram criados, então, os cursos em nível de bacharelado e o curso da Universidade de São Paulo foi o primeiro a ter seu funcionamento autorizado, em 1977.

    A profissão é regulamentada, então, em 9 de dezembro de 1981. Além de determinar a competência do Fonoaudiólogo, com a Lei, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, tendo como principal finalidade a fiscalização do exercício profissional.

    Através de suas comissões de educação, desenvolvendo um trabalho que envolve a participação indispendável dos 31 cursos de Fonoaudiologia do Brasil, os Conselhos pretendem, também, reformular o currículo mínimo da Fonoaudiologia, e submetê-lo à apreciação do MEC, como forma de garantir ao profissional uma formação condizente com a realidade atual.

    Em Juiz de Fora, existem 2 cursos de Fonoaudiologia:
    Centro de Ensino Superior - CES
    Bacharelado em Fonoaudiologia
    Período Diurno: das 7:30 às 12:50 horas
    Duração: 4 anos
    Vagas: 40 por semestre
    Endereço:
    rua Halfeld, 1179 - Centro
    Telefone: (32) 3249-7700

    Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
    Bacharelado em Fonoaudiologia
    Período Diurno: das 7h30 às 12h50 horas
    Período Noturno: das 18h50 às 22h20 horas Vagas: 50 por semestre
    Endereço: Dr. José Cesário, 175 - Alto dos Passos
    Telefone: (32) 3215-0766

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.