Artigo
Sua carreira:
Entusiasmo - nosso aliado no desempenho profissional

07/08/2001

No artigo anterior abordamos O SER no processo da empregabilidade. Agora, vamos falar de um componente básico para nossa manutenção no mercado de trabalho: ENTUSIASMO.

ENTUSIASMO é um termo que vem do grego que significa DEUS DENTRO.. porque, para os povos antigos, panteístas, nós teríamos deuses que nos favoreciam a caça, a pesca, o conhecimento, a criação, a fertilidade, enfim, um deus para cada uma das atividades que os seres humanos se dispusessem a fazer. Sendo assim, quando um ser humano conseguia criar, estudar, caçar significava que trazia em si um desses deuses.

As relações com as figuras mitológicas pode até haver sofrido alguma modificação durante os anos que se seguiram, entretanto, o que não podemos perder de vista é nossa relação com o ENTUSIASMO.

Profissionalmente, então, ele tem que estar presente em nosso dia-a-dia para que possamos trazer a visão crítica de todos nossos pontos fortes e qualidades afim de que trabalhem em nosso favor e não contra nós. É o ENTUSIASMO que permite que enxerguemos além das montanhas do preconceito, dos ultrapassados paradigmas que nos impedem de apreciar as mudanças que ocorrem ao nosso redor trazendo progresso e benefícios.

Quando estamos entusiasmados, vemos o trabalho como uma bênção, como depositário de nossa dignidade pessoal, nunca como um sacrifício ou alguma coisa que nos transforme em escravos. Aliás essa é a etiologia da palavra TRABALHO, ela veio do latim TRIPALIUM oriundo do costume de se amarrarem os escravos com tripa de carneiro. Quando diziam que alguém era do “ tripalium” significaria dizer que era do trabalho escravo. Desta forma vemos hoje tantas pessoas desestimuladas ao trabalho, como se fora uma seqüência dos processos de escravidão passados.

Quando perdemos nosso DEUS DENTRO, nosso ENTUSIASMO, nos colocamos na linha abaixo da maioria. Nos julgamos incapazes e infelizes, e portanto, entramos no caminho da mesmice, percorremos pistas já batidas e não conseguimos trilhar caminhos diferentes dos que conhecemos.

Do profissional contemporâneo, capaz de estar no mercado atual e de permanecer nele, precisamos principalmente, que ele traga esse espírito empreendedor, essa criatividade e essa joie de vivre que caracteriza as pessoas vencedoras; que vão mais além, que sejam capazes de espargir esse ENTUSIASMO por sua equipe de trabalho. Como sabemos, as emoções são contagiantes e uma pessoa entusiasmada num grupo de trabalho é fundamental para que ele permaneça em atividade constante e conseqüentemente, em constante produtividade.

A qualidade de vida que tanto almejamos para nossos profissionais, passa exatamente pelo processo da conscientização de seu valor, do desempenho baseado em seus pontos fortes e do treinamento constante para sua evolução permanente e passa pelo ENTUSIASMO com que cada um se dedica ao desempenho de suas funções.

Devemos pensar sempre que é preciso nos submetermos às duras provas para que possamos nos tornar seres humanos melhores a cada dia. Assim como o casulo e a larva passam pela metamorfose feia e dolorosa antes de alçarem vôos como borboletas maravilhosamente coloridas, nós temos que apreciar nossas experiências pessoais e profissionais como uma fase a mais para alçarmos vôos em busca de nossos objetivos e projetos. E... ENTUSIASMO mesmo em nossa fase casulo/larva é fundamental para que possamos apreciar nossa fase borboleta nos caminhos do sucesso.


Vera Lúcia Ciuffo é psicóloga, analista de recursos humanos, especialista em Treinamento de desenvolvimento de pessoal. Saiba mais clicando aqui.


Sobre quais temas (da área de profissões) você quer ler novos artigos nesta seção? A psicóloga Vera Ciuffo aguarda suas sugestões no e-mail velucci@velucci.com.br.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.